Vida e Obra de Knat

4259 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

CURITIBA
2013
1 Vida e obra de Karl Marx

Introdução

Karl Marx nomeado como pai do socialismo defendia a igualdade para todos, buscava direitos trabalhistas aos operários e que existisse as empresas estatais ao invés das privadas que os lucros sejam distribuídos a sociedade para o bem estar de todos. Desenvolveu o pensamento de que a nação excluindo o capitalismo que usufruiu do operário e o descarta, quando este não e mais produtivo. Criou o principio da "MAIS VALIA" onde o conhecimento deveria ter o verdadeiro valor, pois o operário a detentor do conhecimento e o menos renumerado, e a empresa vende os produtos e arrecadam os lucros, atrás vez disso o capitalismo adotou novas formas de trabalho dentro do mercado, Karl Marx buscava leis trabalhistas, direito a participação de lucros, distribuição de renda e políticas sociais.

Nascimento Nascido em 5 de Maio de 1818, Karl Marx nasceu em Trèves, localizada no sul da Prússia Renana, atual Alemanha. Advogado e livre pensador, o pai de Marx, Hirschel, estava sendo prejudicado pela derrota de Napoleão, em 1815. A mãe Henriette, por sua vez, era uma criatura bastante limitada, habituada à serviços domésticos e às vantagens práticas imediatas. Embora parte da pequena burguesia de Trèves, começariam a sofrer com a dominação prussiana de Frederico Guilherme III, pois este, estava estabelecendo uma situação anti-semita. Frente tal dificuldade, Hirschel achou conveniente sua conversão ao protestantismo.

2

Infância Terceiro dos nove filhos do casal Marx, Karl era mesmo o mais brilhante, e, o que mais viveu. Sua infância transcorreu em um período histórico de estagnação e conservadorismo, com um governo

Relacionados

  • Introdução a economia
    19349 palavras | 78 páginas