VIDA E OBRA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR

6407 palavras 26 páginas
VIDA E OBRA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR

PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Frederick Winslow Taylor foi o iniciador da eficiência industrial, sendo chamado, com justiça, “O Pai da Organização Científica do Trabalho”. Contribuiu de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX.
Nascido em 20 de março de 1856, em Germantown, subúrbio da Filadélfia, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, família de classe média, teve condições de estudar em colégios dos Estados Unidos até matricular-se na Philips Exeter Academy, onde se preparou para o exame vestibular, pois era desejo dos seus que fosse a Boston para se formar em Leis, na Universidade de Harvard.
Alguns Biógrafos afirmam que Taylor era tão estudioso que não pôde realizar sua vontade em ser advogado, por arruinar sua vista de tanto estudar.
Não sabendo ao certo e por qual razão, Taylor abandonou os estudos e aos 18 anos entrou na oficina mecânica próxima de sua casa, onde como aprendiz, trabalhou com máquinas e ferramentas na fabricação de modelos.
Aos vinte e dois anos, conseguiu um emprego nas oficinas de construção de máquina Midivale Steel Company. Com um pouco de sorte, após o contador da firma se demitido por motivo de furto, Taylor assumiu o cargo provisoriamente, e em seguida definitivamente. Pouco depois colocaram como torneiro mecânico e em vista ter um rendimento maior do que os dos seus companheiros. Alguns meses depois, foi lhe confiado o cargo de mestre dos tornos. Neste posto destacou-se rapidamente por sua vontade de trabalhar fora de hora e pelos seus cuidados com as máquinas. Por três anos trabalhou sob ordens de Willian Sellers, engenheiro de grande fama. Certo dia Taylor aproximou-se do Sr. William Sellers para queixar-se de um encarregado de mau gênio que havia lhe tratado mal. Contou-lhe suas mágoas e em seguida o Sr. William respondeu:
Sabes que, contando-me isto, dá-me a impressão de que tem muito a aprender? Antes de chegar á minha idade perceberá que te

Relacionados

  • Fasc Culo 03
    11391 palavras | 46 páginas
  • fasg
    20466 palavras | 82 páginas