Vida e Obra de Álvaro Vieira Pinto

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013

Álvaro Vieira Pinto
Introdução

Ao longo deste trabalho conheceremos um pouco da vida de Álvaro Vieira Pinto, um homem tímido e introvertido, mas de expressionismo intelectual averso para o período em que viveu e que foi o primeiro universalmente importante filósofo brasileiro. Formado em medicina, mas com grande inclinação filosófica, passou a maior parte da sua vida se dedicando afilosofia e expressando através de seus livros suas reflexões nacionalistas, democráticas, desenvolvimentistas, um intelectual devotado à causa da emancipação brasileira. Sua carreira foi encerrada aqui no Brasil a partir do Golpe Militar de 1964, foi cassado e obrigado a se exilar por causa de suas idéias políticas e sociais, morrendo em 1987 no ostracismo intelectual.
















Avida de Álvaro Vieira Pinto

Álvaro Vieira Pinto, nasceu no dia 11 de novembro de 1909 em Campos no Rio de Janeiro, de origem de classe média pobre precisou trabalhar jovem, estudou em colégio de jesuítas e terminou seus estudos cedo não podendo ingressar na Faculdade por causa da idade esperando por um ano. Neste ano em que ficou sem poder entrar na Faculdade estava morando em São Paulo, esteperíodo foi de grande importância pra sua vida, pois foi aí que teve formação literária e filosófica.
Jovem, aos 14 anos de idade voltou para o Rio de Janeiro para prestar vestibular pra Faculdade de Medicina e passou. Precoce, estudou muito e conheceu alguns intelectuais da época que nas ocasiões de encontro se reuniam no café do Largo do Ouvidor, em São Paulo. Mesmo com sua inclinaçãofilosófica, seguiu sua carreira médica com muita dificuldade por causa de vários acontecimentos em sua vida, primeiro seu pai passou por um fracasso econômico, tendo que trabalhar para sustentar a família, depois perdeu sua mãe que deixou quatro filhos, com todas essas dificuldades foi obrigado a encontrar soluções para poder finalizar o seu curso de Medicina na qual estava indo muito mal, foi quandocomeçou a dar aulas de filosofia e física para o primário num colégio de freiras. Quando se formou tentou ingressar na carreira de médico na área Clínica em São Paulo, mas sem sucesso e sem condições financeiras para poder investir, sendo o seu consultório num quarto de hotel, não deu certo. Foi quando voltou para o Rio de Janeiro e com o apoio de um amigo, foi apresentado e trabalhou por 16 anos comAlvaro Osório de Almeida, que trabalhava com pesquisa sobre o câncer e submetia pacientes a pressões atmosféricas elevadas, com câmaras especiais, experiências que o levou a fama. Neste período em que trabalhou com pesquisas nunca deixou de trabalhar como professor, lecionava na Faculdade Nacional de Filosofia como professor adjunto e por causa da guerra ficou vaga uma cadeira de História daFilosofia por causa da falta de professores alemães que tiveram que sair pra ir pra guerra, sendo o único assistente na cadeira de Filosofia, foi nomeado professor substituto em História da Filosofia.
Somente com o curso de Filosofia que fez no Colégio Santo Inácio e muita leitura, pois Vieira Pinto era um autodidata, é que dava aulas. Somente depois de quatro anos na Faculdade Nacional deFilosofia é que foi para Europa em Sobornne, permaneceu por um ano na França estudando muito para a tese que defenderia aqui no Rio de Janeiro quando voltasse, o tema era a Cosmologia de Platão, este tema lhe rendeu duas conferências em Paris e quando retornou foi aprovado e nomeado para a Faculdade de Filosofia. No mesmo ano deixou o seu trabalho no laboratório de pesquisas e continuou lecionandoHistória da Filosofia por muitos anos e o método usado como professor era de orientação pragmática e idealista.
Álvaro tinha outra inclinação natural além da filosófica, era a de aprender com tanta leitura várias línguas, falava inglês, francês, grego, alemão, russo, latim, espanhol, italiano e sérvio-croata, que aprendeu por último devido a um acontecimento na sua vida que veremos depois,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alvaro Vieira Pinto
  • Álvaro Vieira Pinto
  • Alvaro vieira pinto
  • Vida e obra de álvaro do carvalhal
  • Vida e obra antonio vieira
  • vida e obra de luandino vieira
  • Vida e obra de luandino vieira
  • Vida e obra de padre antonio vieira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!