Vida e ambiente

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO








Ana Cavalcante da Silva
Luana Cristine Duarte





VIDA E AMBIENTE







Professora: Talita Vidal




Rio de Janeiro
2013
Introdução

O seguinte trabalho foi realizado por meio de uma proposta de atividade final feita pela disciplina Fundamentos das Ciências da Natureza para Crianças, Jovense Adultos. A atividade incluía a elaboração de uma aula a partir de um projeto de ensino, com o objetivo de construir conceitos científicos.










































Proposta de Aula

O projeto escolhido foi Vida e Ambiente, a escolha foi dada devido ao grande impacto que essa categoria exerce sobre a vida, não só escolar, como além daprópria escola. Não só nesse tema, como os demais, reconhecemos a extrema importância de resignificar os conceitos científicos à rotina dos alunos, para que eles possam fazer essa ponte que concretiza o aprendizado, dando um caráter funcional ao que foi aprendido.
Dentro desse projeto de ensino, foi focalizada a questão do Corpo Humano, que se deterá a funções um pouco diferenciadas devido àdemanda de uma diferenciação de linguagem e objetivos entre crianças, jovens e adultos.

Crianças
O foco principal será a definição das partes principais do corpo: Cabeça, Tronco e Membros e a partir daí, definirem os sentidos, que são possíveis de compreender através das partes aprendidas.
Porque ensinar esse tema às crianças?
Porque a criança precisa conhecer o seu próprio corpo e as partesque compõem o mesmo e entender que as suas ações interferem de forma positivo-negativa em relação ao seu físico, para ter mais autonomia sobre o mesmo.

Jovens e Adultos
Além da definição das partes principais do corpo, ocorrerá a nomeação dos ossos principais e os sentidos.
Porque ensinar esse tema aos Jovens e Adultos?
Porque apesar de estarmos em constante contato com a informação é real apossibilidade de não haver uma compreensão total ou parcial sobre o próprio corpo por parte dos adultos. A partir do conhecimento sobre o corpo é possível construir a quebra de mitos, incentivar um melhor cuidado com a saúde, e relacionar as alterações corporais com a cultura.





Aula: Vida e Ambiente para Crianças
A proposta será realizada a uma turma de primeiro ano do EnsinoFundamental.

Introdução e desenvolvimento do tema:
A aula seria iniciada com um convite para montar um quebra-cabeça:

Durante o processo da brincadeira, os conceitos científicos seriam abordados em forma de dialogo, partindo de indagações sobre o conhecimento que os alunos apresentam, como:
-“Alguém sabe que figura formará aqui?”
-“O nome dessa parte aqui alguém sabe?”
Dessa forma seria explicadoo conceito de cabeça; explicar o que compõem a cabeça, que são: os olhos, boca, nariz, ouvidos. Os membros: braços e pernas, que em suas extremidades possuem pés e mãos. O tronco e a função principal que é sustentar a cabeça e os membros.
Depois de um bom tempo de brincadeira com o quebra-cabeça, outro dialogo seria incitado, só que focalizando as funções possíveis das partes aprendidas, como:-“Com os olhos que montamos o que podemos fazer?”
-“E com as mãos?”
-“Muito bem, podemos pegar os objetos com as mãos, mas será que é possível fazer algo mais, além de pegar coisas?”
Após diversas indagações que seriam respondidas ou apenas estimuladas, colocaríamos no quadro um cartaz similar a:

E através de um dialogo, a professora seguiria as ordens das crianças para preencher a tabela.E outra poderia ser feita como exercício extra, só que utilizando objetos dos quais as crianças gostem, trabalhando na primeira tabela a dimensão da troca via relações e o individual na segunda tabela que será criada por cada aluno.
As atividades para trabalhar os sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão), após a definição dos mesmos seriam brincadeiras como:
Cabra-cega: Seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho
  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho
  • A importância do meio ambiente em nossas vidas
  • Meio Ambiente e qualidade de vida
  • QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • Meio ambiente e direito à vida
  • Qualidade de vida e o meio ambiente
  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!