VIDA TIL ESTRUTURA PONTE ROLANTE REVIS O BIBLIOGR FICA

2188 palavras 9 páginas
VIDA ÚTIL DE ESTRUTURA DE PONTE ROLANTE PARA UTILIZAÇÃO EM ACIARIA

Cleyson Curitiba Espíndula¹

RESUMO
Pontes rolantes são equipamentos que se destinam a elevar e transladar cargas diversas em qualquer tipo de indústria, tendo como principais vantagens, a baixa confiabilidade e o baixo custo operacional, devido ao alto grau de importância, será analisada a vida útil da estrutura principal deste equipamento voltado para a indústria siderúrgica, mais precisamente, para Aciaria. Neste artigo será analisada a vida útil da estrutura de pontes rolantes, baseado nos critérios de fadiga, fluência do material e resistência das soldas à fadiga. Para tal será utilizado as normas brasileiras vigentes, bem como publicações especializadas do setor. Mostrando a real importância de ser feito considerações complementares aos cálculos estruturais dos equipamentos, voltados a contemplar fenômenos inerentes a estruturas metálicas sujeitas a esforços cíclicos.
Palavras-chave: ponte rolante, estrutura metálica, aciaria.

¹ – Técnico em Edificações ETFES-UnED 1998, Tecnólogo Mecânico – UFES 2008, Graduando em Engenharia Mecânica FAACZ – cleysonespindula_4@hotmail.com
1 - INTRODUÇÃO
Na história da humanidade, a movimentação de carga sempre foi algo de grande importância em qualquer sociedade, quer seja para construção de edifícios, monumentos, estruturas para a melhoria de vida da população, ou para o transporte de alimentos e elementos de necessidades básicas à população.
As antigas civilizações já haviam criados métodos de forma a viabilizar a movimentação de cargas, sejam elas grandes ou pequenas.
Com a Revolução Industrial, a invenção do motor a vapor e a invenção do processo Bressemer de fabricação de aço, os avanços na área de transporte de cargas e materiais foram grandes, tendo em vista que a força humana e animal para o trabalho, em parte, fora substituído pelos diversos tipos de equipamentos que utilizavam a força do vapor para operarem. Paralelo a isso, a popularização da

Relacionados

  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas