vida politica

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014
Vida política
Foi o primeiro governador do estado do Pará, eleito pelo Congresso Constituinte Paraense, a 23 de junho de 1891; foi, também, representante do Pará na Constituinte da República eeleito quatro vezes senador, sendo três pelo Pará e uma pelo Distrito Federal. Foi o único governador que se colocou contra o golpe perpetrado por Mal. Deodoro da Fonseca a 3 de novembro de 1891, quandofoi dissolvido o Congresso; os demais governadores preferiram apoiar a arbitrariedade do que perder os seus mandatos. Por isso, foi deposto por forte expedição militar, quando houve o contragolpe de 23de novembro, com a queda de Deodoro e a derrubada de todos os governadores, menos de Sodré.
Iniciado em 1 de agosto de 1888, na Loja Harmonia, de Belém, fundada em 1856, pelo famoso padre EutíquioFerreira da Rocha, tornou-se grão-mestre do Grande Oriente do Brasil em 1904, sendo reeleito em 1907, 1910, 1913 e 1916, não completando o último mandato, por ter sido eleito governador do Pará.Proclamada a República foi secretário de Benjamim, no Ministério da Guerra, ao tempo em que era nomeado lente catedrático da Escola Superior de Guerra.
Na cisão do Partido Republicano Federal, lideradopor Glicério, Sodré ficou ao lado deste e contra o presidente Prudente de Morais, acabando por ser escolhido, a 5 de outubro de 1897, como candidato à presidência da República, sobretudo apoiado porparte dos republicanos históricos e positivistas. Empunhando, todavia, o governo federal, as armas do estado de sítio, da pressão e da fraude, conseguiu eleger Campos Sales. Por isso, o Grande Oriente,liderado por Quintino e por Glicério, não tomou conhecimento da eleição de Campos Salles.
Em 1904, se envolveu na Revolta da Vacina, quando aproveitou para sublevar os cadetes das escolas militares daPraia Vermelha e de Realengo. Foi preso ao final do episódio. O Senador Lauro Sodré se opunha à vacinação obrigatória, como medida cerceadora das liberdades individuais.
Ele ainda seria senador em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A vida politica
  • A vida politica
  • a VIDA POLITICA
  • A vida Política
  • A vida politica
  • vida politica
  • Vida Política
  • Vida politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!