Vida Obra E Toria De Piaget Vygotsky Wallon Ausbel E Paulo Freire

3690 palavras 15 páginas
Data: 18/07/2014
Acadêmica:
Atividade avaliativa: Vida, obras e teorias de Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausbel e Paulo Feire.

JEAN PIAGET

INTRODUÇÃO

Jean Piaget, psicólogo e epistemólogo do pensamento, nasceu na Suíça, em Neuchâtel, no dia 9 de Agosto de 1896. Fez o doutoramento em zoologia e estudou psicologia e psiquiatria em Zurique. Em Paris, dedicou-se ás suas primeiras investigações sobre uma análise genética das classes e das relações. Este trabalho iria determinar as suas preocupações de epistemólogo, ou seja, a psicologia genética. A sua vasta bibliografia compreende obras sobre Psicologia, Lógica e Teoria do conhecimento. Os seus estudos incidem sobre a forma como se constrói o conhecimento e a génese das estruturas psico-cognitivas e afetivas dos indivíduos, processo que segundo Piaget se realiza por estágios de desenvolvimento, com uma sucessão previsível.

VIDA DE JEAN PIAGET

Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval. Piaget foi um menino prodígio.Interessou-se por História Natural ainda em sua infância. Aos 11 anos de idade, publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino. Esse breve estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica. Após formar-se, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele frequentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental – que é um estudo formal e sistemático – com métodos informais de psicologia como:
* Entrevistas

* Conversas

* Analise de pacientes.

Em 1919, Piaget mudou-se para a França, onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que

Relacionados