Vida de platão

Páginas: 2 (470 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
FACULDADE NOVAUNESC
CURSO: DIREITO 1º PERIODO TURNO: NOITE
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DO DIREITO
ALUNO: RICARDO WILLIAN DOURADO PEREIRA JUNIOR

PLATÃOTeresina, 19 de Março de 2012.

Platão foi um importante filósofo grego que nasceu em Atenas provavelmente em 427 a.C. É considerado um do principais pensadores gregos, pois influenciou profundamentea filosofia Ocidental. Suas ideias baseiam – se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).
Platão ficouconhecido por ser um bom escritor, e dentre suas obras podem – ser citadas as principais como: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos mestre; O Banquete fala sobre o amor de uma formadialética; e A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da Alma.
Além de escrever importantes obras, Platão escreveu umimportante mito, o Mito da Caverna. O mito narra a historia de pessoas que estão dentro de uma caverna, presas umas às outras, de costas para a entrada, vendo apenas sombras de objetos projetadas nofundo por uma fogueira acesa às suas costas. As sombras vêm de objetos carregados por homens que caminham entre o fogo e as pessoas. Elas são prisioneiras do mundo sensível, acreditam que o verdadeiroser são aquelas sombras dos objetos, ignoram o que se passa por fora da caverna. O primeiro que se liberta consegue aos poucos habituar – se à claridade externa. La fora, vê o sol iluminando averdadeira realidade das ideias. Assim só aquele que se liberta, o filósofo, pode contemplar as ideias, conhecer a ideia do bem, que está acima de todas elas, como um sol luminoso. Sua missão é voltar àcaverna para auxiliar os outros prisioneiros a libertarem – se.
Platão demonstrou a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a vida de platão
  • Vida de Platão
  • vida de platao
  • Vida de platão
  • Vida de platao
  • A vida de Platão
  • Vida e obra de platão
  • Vida e obra de platao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!