Vida da Filosofa Elizabth Ascombe

500 palavras 2 páginas
Elizabeth Anscombe

Gertrude Margaret Elizabeth Anscombe foi um dos filósofos mais talentosos do século XX. Sua obra continua a influenciar fortemente os filósofos que trabalham na teoria da ação e da filosofia moral. Como o trabalho de seu amigo Ludwig Wittgenstein, o trabalho de Anscombe é marcada por uma sensibilidade analítica aguçada.

Vida:

Ela nasceu em Limerick, Irlanda 18 março de 1919 a Allen Wells Anscombe e Gertrude Elizabeth Anscombe (née Thomas). Na época de seu nascimento seu pai estava servindo no exército britânico. A família mais tarde voltou para a Inglaterra, onde Allen Anscombe retomou sua carreira como professora.

Anscombe frequentou a Escola Sydenham, graduando-se em 1937, e passou a Faculdade de São Hugh, Oxford. Ela recebeu a Primeira em Literae Humaniores (Classics e Filosofia) em 1941. Após sua graduação em 1941 ela permaneceu por um tempo na St. Hugh como um estudante de pesquisa, depois de se mudar para Newnham College, Cambridge, em 1942. Em 1946, ela foi oferecido um Bolsa de Investigação em Somerville College, Oxford e, em seguida, foi nomeado para uma bolsa de ensino lá em 1964. Ela se mudou de Oxford a Cambridge em 1970, quando ela foi premiada com uma cadeira de Filosofia na Universidade de Cambridge, o Presidente antes ocupado por Ludwig Wittgenstein. Ela manteve-se em Cambridge até sua aposentadoria em 1986.

Em 1938, na Universidade de Oxford, ela conheceu o filósofo Peter Geach. Ambos estavam recebendo instrução do mesmo padre dominicano. Eles se casaram em 1941. Eles tiveram três filhos e quatro filhas.

Anscombe não evitou polêmica. Em 1956, ela se opôs publicamente a decisão da Universidade de Oxford para conceder um diploma honorário de Harry Truman, que ela considerava um assassino em massa por sua decisão de usar armas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Ela também gerou controvérsia com alguns de seus colegas, que sai na imprensa contra a contracepção (veja abaixo).

Anscombe

Relacionados