Vida Afetiva, Emoções e Sentimentos

Páginas: 8 (1884 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2013
VIDA AFETIVA


A IMPORTÂNCIA DA VIDA AFETIVA

Um dos aspectos mais importantes da nossa vida são os afetos, composto pelas emoções e sentimentos que nos faz viver e sonhar. É como diz o ditado: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”.
A afetividade faz parte da subjetividade humana. Ela pode ser representada por conseqüência de vários estímulos internos ou externos queinfluenciam o comportamento humano.
Mas por que os psicólogos precisam falar da vida afetiva?
Ela torna-se objeto de investigação do psicólogo por que se trata de algo ligado à subjetividade humana. Nossas expressões não podem ser compreendidas, se não considerarmos os afetos que as acompanham. Os afetos se expressam nos desejos, sonhos, fantasias, expectativas, palavras, gestos, enfim, é o que nosfaz viver.
O psicólogo, em seu trabalho, não pode deixar de lado esse aspecto da subjetividade – a vida afetiva-, pois agindo assim certamente não irá compreender os indivíduos em sua totalidade, pois são os afetos que determinam nosso comportamento. Daí a importância desse assunto para os profissionais da área.
Os afetos podem ser precisamente e claramente expressos pelos poetas e compositores,pois traduzem com perfeição estados internos que não cabem na racionalidade científica:
“Quanto mais desejo
Um beijo seu
Muito mais eu vejo
Gosto em viver “.
(Djavan, Pétala, In: Luz, LP, Rio de Janeiro).

“Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu, caçador de mim”.
(Sérgio Magrão eLuís Carlos Sá, Caçador de mim, In: Caçador de mim, Milton Nasimento, LP, Diadema).

O ESTUDO DA VIDA AFETIVA

Como já dito anteriormente, os psicólogos investigam a vida afetiva, pois sabem que ela interfere muito no dia a dia dos indivíduos. Mesmo assim, na Psicologia não são todas as teorias que consideram a importância da vida afetiva, tendo, muitas delas, priorizado apenas o estudo dacognição, ou seja, o estudo científico da mente ou da inteligência, também chamado de funções intelectivas.
Diante disso podemos afirmar que ao estudar apenas alguns aspectos do homem, corre-se o risco de deixar de analisar aspectos importantíssimos.
Bader Sawaya, professora e doutora em psicologia social, diz que “o homem se afirma no mundo objetivo, não só no ato de pensar, mas com todos ossentidos, até com os sentidos mentais (vontade, amor e emoção)”.
Adélia Prado, escritora brasileira, traduz em seu poema, a importância do amor como sentimento que deve estar acima de todas as coisas. Até mesmo do estudo e do conhecimento, pois se não há amor, não há entendimento.
Minha mãe achava estudo
A coisa mais fina do mundo,
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia denoite, o pai fazendo serão,
Ela falou comigo:
“Coitado, até essa hora no serviço pesado”.
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com
Água quente.
Não me falou em amor,
Essa palavra de luxo.
(Adélia Prado, Ensinamento, In: Bagagem, 2.ed.Rio de Janeiro)

O estudo da vida afetiva é repleto de nuances, ou seja, variações na forma como é interpretado, pois se até o século 19 usavam-se,indiscriminadamente, termos como emoção e sentimento, nos dias atuais, no estudo da vida afetiva, há uma distinção mais precisa entre esses termos:
Emoção: estado agudo e passageiro. Exemplo: a ira.
Sentimento: estável e duradouro. Exemplo: a gratidão, a lealdade.



OS AFETOS
Afetos são os elementos que experimentamos a partir de nossas emoções, por exemplo, amor, raiva, carinho, ternura, etc.Eles podem ser duradouros ou passageiros.
Geralmente quando pensamos na palavra afetividade, o que nos ocorre são atitudes e comportamentos positivos. É difícil imaginá-la com sentimentos de ódio, raiva, medo. No entanto, a Psicologia nos informa que a nossa vida afetiva ou nossa afetividade é o conjunto de todos os nossos sentimentos, emoções, humores, paixões, sejam eles positivos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida afetiva : qual a importancia das emoçoes e dos sentimentos na vida humana ? onde entra o psicólogo.
  • a vida efetiva: emoções e sentimentos
  • emoções e sentimentos
  • Sentimentos e emoções
  • Emoções e sentimentos
  • Sentimentos e emoções
  • Emoções e Sentimentos
  • Emoções e Sentimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!