viculo entre clima e vegetacação

349 palavras 2 páginas
Introdução:
A estreita relação entre clima e vegetação evidencia-se pela coincidência entre zonas climáticas e biomas. A variação do clima no espaço geográfico e no tempo é determinada em grande medida pela variação da intensidade da radiação solar. A radiação solar afeta o balanço de radiação das superfícies, que por sua vez influencia as condições de temperatura, movimentação do ar e disponibilidade hídrica para as plantas.

Uma das principais manifestações da vida na superfície terrestre é a imensa mas¬sa de vegetação que se distribui pelo pla¬neta. Sua existência pretérita (passada), sua presença atual e a condição de permanência no fu¬turo sempre estiveram e estarão ligadas às condições dos domínios naturais, designa¬ção conceitual que se refere à combinação das três esferas inorgânicas (abióticas): li¬tosfera, hidrosfera e atmosfera. Cada um desses elementos interfere na distribuição da cobertura vegetal, com destaque para o clima.
Vamos trabalhar as relações entre os domínios na¬turais, que são inorgânicos, e as manifestações da vida. Será dado destaque à relação entre clima e distribuição das formações vegetais, relação que não se esgota no presente, na me¬dida em que os climas do passado deixaram marcas na geografia das coberturas vegetais.
Anteriormente, trabalhamos a dimensão inorgânica da natureza, especialmente a litosfera, uma das esferas da superfície terrestre. Como as formas de vida se inserem na dimen¬são inorgânica (no meio abiótico) da superfície terrestre?
É na litosfera que se formam os solos, que são rochas decompostas e é neles que surge a vida vegetal, onde as plantas mergulham suas raízes para se alimentar. Nas regiões mais elevadas da litosfera, nem todo tipo de vida é possível, e, na verdade, a vida chega a rarear (diminuir). Já nas partes mais baixas das áreas continen¬tais, a vida vegetal se multiplica. As águas (hidrosfera) são fundamentais para a vida ve¬getal. As maiores florestas do mundo são as

Relacionados