victoriaperes

911 palavras 4 páginas
Nome : Bruno Henrique , Victoria Peres , Yasmim Andrade n° 05 21 27 1 ano A Sociologia Questões :
1- Quais pensamentos e acontecimentos históricos dos séculos XVII e XVIII marcaram as Ciências humanas surgidas no século XIX ?
O surgimento da sociologia no século XIX , porem foi comitente as mudanças provocada por duas importantes revoluções a Francesa e a Industrial , fizeram parte de uma seria de movimentos acontecendo na Europa Ocidental , que redefiniram a organização política , a esfera da produção , as formas de construção de conhecimentos as concepções sobre liberdade e igualdade a noção do individuo o papel da igreja católica os valores os modos de vida as crenças religiosas entre outros aspectos.
O surgimento da sociologia foi caracterizado pela ideia de que o pensamento racional e cientifico poderia contribuir para estudar tanto a natureza quanto a vida da sociedade.
Desde sua formação ate a atualidade , o pensamento sociológico passou por profundas transformações adiquindo independência em relação as ciências físicas e biológicas e a obrigatoriedade da encontrar leis objetivas e universais para explicar os processos sociais .
2- No século XIX , como desenvolveu o pensamento positivista, com base em qual classificação das ciências? Como ele define Sociologia ? (Explique) A ideia-chave do Positivismo Comtiano é a Lei dos Três Estados, de acordo com a qual o entendimento humano passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade: Teológico: o ser humano explica a realidade por meio de entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?"; além disso, busca-se o absoluto; Metafísico: é uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses há entidades abstratas para explicar a realidade: "o Éter", "o Povo", "o Mercado financeiro", etc. Continua-se a procurar responder a questões como "de onde viemos?" e

Relacionados