Victoria Sales Ferreira Linhares 1 Peri Odo

467 palavras 2 páginas
Victoria Sales Ferreira Linhares – 1˚ período, sala 401 PRAÇA DA LIBERDADE

1) Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga. Nasceu no ano de 496 a.C. em Colono, um subúrbio em Atenas. É considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo. Viveu no período de maior desenvolvimento cultural de Atenas. Sófocles morreu em 406 a.C. em Colono.

2)

3) Laio, pai de Édipo, foi amaldiçoado por Pêlops com o castigo de morrer sem deixar descendentes. Porém Laio casa-se com Jocasta tornando-se rei de Tebas. Um oráculo, por sua vez, prevê que caso nascesse um filho dele esse filho o mataria. Temendo isso, quando seu filho nasce o rei o entrega para um pastor mata-lo, mas o pastor salva a vida de Édipo e o entrega para a família real de Corinto, que o adota.

4) Um sacerdote vem procurar Édipo para que ele solucione os problemas de Tebas. Ao consultar um oráculo, Édipo descobre que a salvação da cidade implica na expulsão do assassino de Laio. Laio rei de Tebas e também pai de Édipo. Foi amaldiçoado a ser assassinado pelo próprio filho, sendo assim tenta armar a morte da criança, mas, o filho é salvo e adotado pela família real de Corinto, sem que Laio tome conhecimento.
Depois de ouvir rumores de ser filho adotivo da família de Corinto, Édipo consulta um oráculo que diz que ele mataria o pai e nutriria e efetivaria relações amorosas com sua mãe, sendo assim ele foge de Corinto, e no seu trajeto se depara com Laio, o mata devido a um incidente que ocorre entre os dois e vira o rei de Tebas ao lado de sua mãe e nova esposa Jocasta.
Quando Édipo e Jocasta percebem que o próprio Édipo matou Laio, Jocasta comete suicídio e logo após Édipo se cega e abandona a cidade.

5) Os deuses são definidos na tragédia como castigadores que concebem males e dramas para os mortais, sendo vistos como os detentores do destino.

6) “Traga-nos ele, deus Apolo, a salvação resplandece como seu próprio semblante”
“O meu desejo, Apolo é que dispares com teu arco

Relacionados

  • Estilo Ficha tecnica introducao
    27192 palavras | 109 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas