VICTOR, O MENINO SELVAGEM

682 palavras 3 páginas
RESUMO
Victor, o menino selvagem de Aveyron

Fevereiro /2014.1

O texto retrata a história do menino Victor que apareceu nos arredores do interior da França.O que irá marcar esse relato é o fato desse menino ter aparecido nu, cheio de marcas , cicatrizes e ter um comportamento selvagem, sendo comparado a um animal. Victor não falava, rejeitava a comer alimentos preparados e se recusava a vestir roupas, sempre que havia a tentativa de fazê-lo, ele as arrancava.
O menino surgiu em uma época que uma nova perspectiva cientifica começou a tomar forma,um maneira mais intelectual de se avaliar o mundo e o homem. Dentro dessa perspectiva haviam questões tentanto elucidar sobre questões da natureza dos seres humanos, como se dava o desenvolvimento humano. O que era determinante na definição do desenvolviemnto humano, o inato ou o adquirido, se o contato social tinha importância e qual , se a ausência desse contato poderia afetar e se poderia ser superado. O menino selvagem era o estudo de caso que se encaixava nessas questões, já que ele havia teria ficado todo esse tempo privado de qualquer contato social.
Na época ele foi designado para um especialista em medicina mental, o jovem Itard , ele acreditava que para solucionar o caso de Victor ,bastaria ensinar a fazer o que as crianças da sociedade daquela época faziam. Durante os anos em que Victor passou com Itard, ele o “treinou” , passando pelas fases principais que se dariam o desenvolvimento humano, primeiro atentando para o sensório motor, usando de banhos quentes e fricção seca, seguindo para um exercicio mais delicado das respostas emocionais e instruindo em relação a comportamentos morais, sociais, abordando linguagem e pensamento.Itard inovou a usar técnicas de condicionamento que na época não

Relacionados

  • A aule desde a sua fundação
    197084 palavras | 789 páginas
  • O Capital Critica Da Economia Karl Marx
    423933 palavras | 1696 páginas