Victor Vroom

Páginas: 19 (4691 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Victor Vroom
Professor Victor H. Vroom é reconhecido como uma das maiores autoridades sobre a análise psicológica do comportamento nas organizações. Suas principais contribuições incluem trabalhos sobre motivação no trabalho, ilustrado por seu modelo de expectativa e investigação sobre estilos de liderança e de tomada de decisão. Deste último, ele e Philip Yetton desenvolveu um modelo para aseleção de métodos adequados de resolução de problemas para diferentes situações.
Vida e carreira
Nascido no Canadá, em 1932, Victor Vroom ganhou seu bacharelado e mestrado na Universidade McGill, em 1955 e um PhD da Universidade de Michigan em 1958. Ele ensinou nas universidades de Michigan e Pensilvânia e do Instituto Carnegie de Tecnologia antes de ser nomeado John G. Searle Professor deOrganização e Gestão e Professor de Psicologia da Faculdade de Administração da Universidade de Yale. Ele também atuou como consultor para muitas grandes organizações. O trabalho de Vroom abrange as duas disciplinas de gestão e psicologia. Ele é um membro da Academy of Management, da Sociedade Americana de Psicologia e da Associação Americana de Psicologia. Ele primeiro psicologia aplicada a organizaçõescom uma tese de doutorado premiada em 1960. Esta examinou os efeitos da personalidade sobre a participação na tomada de decisões. Suas teorias foram desenvolvidos em um livro de 1964, Trabalho e Motivação, que aplicou a teoria expectativa de trabalhar pela primeira vez. Teoria da expectativa sustenta que as pessoas serão motivadas a se comportar de certas maneiras, se eles acreditam que isso lhestrará recompensas que procuram e valor. O estudo de Vroom das causas de decisões das pessoas para agir de determinadas maneiras no trabalho continuou com a sua colaboração com Philip Yetton para desenvolver o que ficou conhecido como o modelo Vroom / Yetton da liderança de tomada de decisão (Liderança e Tomada de Decisão, 1973). Este é um modelo de contingência que identifica estilos de liderançaapropriado para situações diferentes. Especificamente, ele pode ser utilizado pelos gestores para avaliar o grau em que eles deveriam incentivar a participação das pessoas no processo de tomada de decisões. Com Arthur Jago, Vroom desenvolveu ainda mais este modelo em um livro de 1988, The New Leadership: Gerenciando a participação em organizações.
Teorias fundamentais
Teoria das ExpectativasNo Trabalho e Motivação, Vroom define o problema central da motivação como "a explicação das escolhas feitas por organismos entre diferentes respostas voluntárias" (p.9). Para entender como essas escolhas são feitas, ele define os três conceitos de valência, a expectativa e vigor, e descreve como estes trabalham em conjunto para determinar como as pessoas vão decidir agir, dado possíveis rotas decomportamento que levam a resultados possíveis. Valence é um termo que se refere a uma preferência por um resultado em detrimento de outro. Um resultado é dito ser positivamente valente quando uma pessoa prefere alcançá-la para não atingi-lo; quando ele ou ela prefere não alcançar um resultado, então ele tem uma valência negativa; e quando ele ou ela é indiferente saber se um resultado é alcançadoou não, tem uma valência de zero. A valência de um resultado, Vroom sugere, está diretamente relacionado com o seu valor para a pessoa em causa. Se um gerente quer particularmente uma promoção, por exemplo, e pensa que a conclusão bem-sucedida de um determinado projeto vai ganhar essa promoção, em seguida, ele ou ela vai anexar uma valência positiva para a conclusão do projeto, e ser motivado afazê-lo pelo valor percebido de a recompensa. O comportamento de uma pessoa, no entanto, é afetado não apenas pela sua preferência por um resultado sobre o outro, mas também pela forma como provavelmente eles acreditam que esses resultados sejam. Vroom define expectativa como 'uma crença momentânea sobre a probabilidade de que um ato particular será seguido por um resultado particular' (p.17)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MODELO DA EXPECT NCIA DE VICTOR VROOM
  • victor
  • victor
  • victor
  • victor
  • Victor
  • victor
  • Victor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!