VICTOR CONSIDERANT – PRÉ-URBANISMO PROGRESSISTA

1220 palavras 5 páginas
UNIPAR – UNIVERSIDADE PARANAENSE
ARQUITETURA E URBANISMO

JEAN LUCAS HENING 142035
LUIS HENRIQUE CASMAREK 143964

VICTOR CONSIDERANT – PRÉ-URBANISMO PROGRESSISTA

FRANCISCO BELTRÃO
2014
INTRODUÇÃO
Avalia-se neste trabalho, principalmente, a obra pré-urbanistica de Victor Considerant. Com um breve relato sobre sua vida, e o modelo seguido, buscamos apresentar a suas ideias para uma Inglaterra que ainda buscava uma solução para as más condições que a população vivia, após a revolução indústria, entre os séculos XIX e XX. Trabalhava em um modelo utópico que buscava uma padronização, e tinha como ponto focal a “limpeza” das cidades.

BIOGRAFIA

Considérant nasceu em Salins-les-Bains, Jura e estudou na École Polytechnique (1826 diploma). Posteriormente, trabalhando como músico, ele colaborou com Fourier em jornais. Editou os jornais La Phalanstère e La Falange. Considérant escreveu muito na defesa dos seus princípios, dos quais o mais importante é La Destinée Sociale.
Ele foi oautor Manifesto Democracia, que antecedeu em cinco anos do Manifesto Comunista semelhante por Marx e Engels. Considérant definiu a noção de "direito de (ter) trabalho", o que seria uma das principais ideias dos socialistas franceses nas 1848 Revoluções. Ele também é conhecido por ter concebido o sistema de representação proporcional. Ele também defendeu as medidas de "democracia direta" (um termo que ele cunhou), como referendo e recall. O fracasso de uma insurreição contra Louis Napoléon Considérant obrigado a exilar-se na Bélgica em junho de 1849.
Em um convite de Albert Brisbane e ajudado por Jean-Baptiste Godin, entre 1855-1857, ele fundou a colônia La Réunion no Texas em princípios de Fourier. Ele era um membro da Primeira Internacional, fundada em 1864, e participou da Comuna de Paris 1871. Ele morreu em Paris em 1893.

O PRÉ-URBANISMO MODELO PROGRESSISTA

O espaço do modelo progressista é amplamente aberto,

Relacionados