Victor Brecheret - O gênio da escultura brasileira

Páginas: 3 (582 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Colégio Morumbi Sul
Luiz Carlos Niyama










Victor Brecheret
O gênio da escultura brasileira








Trabalho realizado para a matéria
de história, Profª Paula Faraone.São Paulo
2013
Victor Brecheret e a Semana de 22

A Semana de Arte Moderna ocorreu em São Paulo, no ano de 1922. Seu principal propósito foi renovar emodificar o contexto artistico atual da época, na literatura, poesia, musica e nas artes plásticas. Após a Semana de 22, a arte brasileira passou a ter características exclusivas, mas ainda assim sendoinfluenciada pelas novas tendências européias.
Esse importante evento aconteceu em um período marcado por grandes conflitos políticos e econômicos durante a República Velha, o que gerou grandescríticas e ideais contra essa revolução artística.
Grandes artistas europeus participaram desse evento, fazendo com que após o seu retorno para a Europa, houvesse um enfraquecimento desse movimento. Masgraças a grandes artistas brasileiros, a situação foi invertida e o movimento se manteve, causando uma grande valorização e enriquecimento das artes brasileiras.
Um dos pioneiros desse movimento foiVictor Brecheret, um importante escultor brasileiro, sendo um dos principais artistas modernistas do Brasil. Mesmo sendo responsável por grandes movimentos artísticos modernistas no Brasil, Victor semprefoi um escultor de formação clássica. A maioria de suas obras estão expostas em locais públicos e seu talento artístico é reconhecido por vários prêmios nacionais e internacionais que ganhou.
Suasobras são marcadas por características originais e diferentes, adquiridas através de seus estudos em vários países e por influências adquiridas de outros artistas renomados. Foi responsável por umarenovação da arte escultural brasileira, devido a recusa de um academismo, com esculturas estilizadas e de tensão dramática. Sua obra caminha para um modernismo, influenciada pelo cubismo e pelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Victor Brecheret
  • Victor Brecheret
  • victor Brecheret
  • Victor Brecheret
  • Victor Brecheret
  • Victor Brecheret
  • Victor Brecheret
  • Victor Brecheret

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!