vicios de linguagem

Páginas: 9 (2056 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
I. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos retratar de diferentes aspectos sobre os vícios de linguagem, descrevendo desde o surgimento da língua portuguesa até os mais diversos tipos de linguagem. Já desde longa, temos acompanhado graves distorções a língua portuguesa, muitas destas deformações são praticadas por ignorância ou de forma inconsciente mas há quem as executa de forma propositada comobjectivo de dar mais ênfase na sua oralidade ou nas suas escritas.
Com a feitura deste trabalho através de métodos e investigações cientificas pretendo, com o auxílio de todos os ouvintes e leitores, endossar aos caros colegas e as de mais pessoas da sociedade, as principais formas de vícios de linguagem para que possam fazer melhor manuseamento da língua portuguesa.II. VÍCIOS DE LINGUAGEM

2.1. Breve histórico da língua portuguesa
Durante o nosso percurso académica vimos que língua é o tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. A língua portuguesa em todos os aspectos fonético, morfológico, léxico e sintaxe é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do latimvulgar trazido por colonos romanos no século III a.C., com influências menores de outros idiomas. O português arcaico desenvolveu-se no século V d.C., após a queda do Império Romano e as invasões bárbaras, como um dialecto românico, o chamado galego-português, que se diferenciou de outras línguas românicas ibéricas. Usado em documentos escritos desde o século IX, o galego-português tornou-se uma linguagemmadura no século XIII, com uma rica literatura.
Em 1290 foi decretado língua oficial do reino de Portugal pelo rei D. Dinis I. O salto para o português moderno dá-se no renascimento, sendo o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende em 1516 considerado o marco do seu início. A normalização da língua foi iniciada em 1536, com a criação das primeiras gramáticas, por Fernão de Oliveira e João deBarros.
A partir do séc. XVI, com a expansão da era dos descobrimentos, a história da língua portuguesa deixa de decorrer exclusivamente em Portugal, abrangendo o português europeu e o português internacional. Em 1990 foi firmado o primeiro tratado internacional com o objectivo de criar uma ortografia unificada, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, assinado por representantesde Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

2.1.1. Conceitos


Antes de passarmos ao escopo deste tema é primordial sabermos em que consiste cada termo de epígrafe deste trabalho, assim podemos dizer que; vício originário do latim “vitium” que significa falha ou defeito  é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com eleconvivem. Já o por linguagem entende-se como a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interacção entre as pessoas.
Vícios de linguagem, segundo Napoleão Mendes de Almeida, são palavras ou construções que deturpam, desvirtuam, ou dificultam a manifestação do pensamento, seja pelo desconhecimento das normas cultas, seja pelo descuido do emissor. Já de acordocom os conceitos acima, defino vícios de linguagem como as alterações defeituosas que sofre a língua em sua pronúncia e escrita devidas à ignorância do povo ou ao descaso de alguns escritores. São devidas, em grande parte, à suposta ideia da afinidade de forma ou pensamento.

2.1.2. Tipos de vícios de linguagem

Os vícios de linguagem representam-se de várias maneiras, neste ponto ireidemonstrar quais são estes tipos de vícios de linguagem e em que consiste cada um deles:

1. Barbarismo é o vício de linguagem que consiste em usar uma palavra errada quanto à grafia, pronúncia, significação, flexão ou formação. Assim sendo, divide-se em:

Gráficos: hontem, proesa, conssessiva, aza, por: ontem, proeza, concessiva e asa.

Ortoépicos: interesse, carramanchão, subcistir, por:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vícios de linguagem
  • VICIOS DE LINGUAGEM
  • vicios de linguagem
  • vicios de linguagem
  • Vicios de linguagem
  • Vicios de Linguagem
  • Vícios de linguagem
  • vícios de linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!