Vicente eufrásio da costa abreu

Páginas: 3 (698 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Vicente Eufrásio da Costa Abreu

Nascido no ano de 1842 em Sorocaba, filho do ilustre advogado gaúcho Dr. Vicente Eufrásio da Silva Abreu e de dona Bárbara Cândida da Costa, que também residia emSorocaba.
Seu pai, ao lado do Brigadeiro Tobias de Aguiar, fez parte da revolução liberal de 1842 que pretendia tomar o governo por meio da luta armada, sendo considerado um dos lideres da revolução,foi preso no Rio de Janeiro até receber anistia em 1844.
Seus avós foram bravos combatentes que participaram ativamente das batalhas que dominavam o Brasil, por parte de pai, era neto do Cel.Jerônimo Isidoro de Abreu que combateu os castelhanos no sul e foi o comandante das forças revoltosas em 1842, por parte de mãe, neto do Cel. João Floriano da Costa, que em 1822, no comando do regimento demilícias de Sorocaba, pôs em pé de guerra sua segunda linha contra a Bernarda de Francisco Inácio.
Era amante da causa abolicionista, recebendo influência do pai, que em 1869 junto a outros 23obreiros fundam em Sorocaba a loja maçônica Perseverança III, com intenção única de combater a escravatura e o analfabetismo, cujo lema era: “Liberdade e Educação”.
Era descrito como sendo um rapazbonito, elegante, esbelto, pouca barba e farta cabeleira. Inteligente, se formou bacharel em Direito pela Faculdade de São Paulo. Dono de uma rara habilidade para se expressar, um pouco teatral é verdade,poderia se destacar na carreira da magistratura, mas o irremediável hábito de trocar o dia pela noite foi empecilho mais do que suficiente.
Amante das artes fazia do violão seu companheiroconstante, não perdendo oportunidade para dedilhar modinhas e participar de serenatas. Outra paixão era o teatro, chegando inclusive a escrever peças, das quais ele mesmo tomava parte da representação.
No dia20 de Dezembro de 1864 casa-se com Dona Maria Cândida Borges do Amaral, filha do Cap. João Antônio Borges, negociante de animais, e de Dona Maria Feliciana de Andrade, ambos residentes na cidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dom Vicente Costa
  • abreus
  • vicente
  • Vicente
  • Abreu
  • Vicente
  • vicente
  • O Costas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!