Vibrsacoes proposta de trab

275 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
CURSO: ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA
DISCIPLINA: VIBRAÇÕES MECANICAS
PROf.º: ANTONIO BITTENCOURT

Modelagem e simulação de um absoervedor de vibrações utilizando ferramenta computacional.

Alunos:
Irineu de Jesus Menezes
Matheus alves Laranjeira Neri

Salvador, dezembro de 2014.
1.Proposta de trabalho
Visto que diversos sistemas mecânicos apresentam vibrações excessivas em seu funcionamento, a utilização de absorvedores de vibração se faz extremamente útil como ferramenta para minimização dos diversos impactos causados pela vibração. Os absorvedores de vibração são sistemas massa-mola que absorvem as vibrações excessivas dos sistemas cujas forças de excitação podem, muitas vezes, coincidir com a frequência natural das máquinas ou dos sistemas em questão.
Para compreender completamente o funcionamento de sistemas de absorção de vibrações a utilização de ferramentas computacionais é uma excelente ferramenta teórica e também didática. A modelagem do sistema com os inputs reais consegue ser bastante precisa quando se utilizar condições de contorno suficientes. A figura 1 é um exemplo de um absorvedor dinâmico de vibração.

Figura 1. Absorvedor dinâmico de vibração [1]
O Objetivo geral do trabalho é a modelagem e análise de inputs e outputs de um sistema de de absorção de vibração genérico, que possa ser adaptado a diversos sistemas reais. Dentro dos objetivos específicos estão: a escolha de um sistema de modelagem adequado; o estudo das ferramentas computacional ; a modelagem de um sistema generico de absorção de vibrações; extensão da modelagem para um sistema de absorção de vibrações dinâmico; preparação um artigo e uma apresentação dos métodos e resultados para exposição.

2. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

3. Referências Bibliográficas

1. Singiresu, Rao. Vibrações Mecânicas. Quarta edição. Pearson educational do Brasil, 2009.

Relacionados