Vibrações

Páginas: 2 (274 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2014
Sistemas Lineares com Vários Graus de Liberdade
A maioria dos sistemas vibracionais encontrados em situações físicas possuem suas propriedades distribuídas ao longo das estruturas(massa, rigidez, amortecimento). Tais sistemas são denominados de sistemas com infinitos graus de liberdade, pois o sistema fica totalmente descrito
somente quando se conhece ou sedetermina o movimento em todos os pontos do sistema. Em vários casos, a massa e a rigidez estão distribuídas não uniformemente, construindo-se geralmente para tais sistemas, um modelomatemático que necessite apenas um número finito de coordenadas.
O movimento de um sistema com vários graus de liberdade é geralmente descrito por um conjunto finito de equaçõesdiferenciais de segunda ordem. A fim de se resolver este sistema aconselha-se a remoção do acoplamento das equações utilizando uma transformação de coordenadas.
Atenção deve ser dada aomovimento destes sistemas com vários graus de liberdade nas vizinhanças de uma posição de equilíbrio. Assume-se que tal posição é dada pela solução trivial, e que os deslocamentosgeneralizados das posições de equilíbrio sejam suficientemente pequenos de
forma que as relações força-des1 ocamente e força-velocidade sejam lineares.
Isto resulta no aparecimento, nasequações de movimento, das coordenadas generalizadas e suas derivadas temporais em potências de primeira ordem.
Um sistema com n graus de liberdade pode ser representado por n massas m, (i =l n), conectadas através de molas e elementos amortecedores. Admite-se, para análise do sistema, o movimento em uma única dimensão, de forma a não introduzir complicaçõesdesnecessárias.


Bibliografia: “Análise de Frequências Naturais e Modos de Vibração de um Navio Graneleiro
Operando em Águas Rasas”, monografias de vibrações acesso em: 01/12/2014.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vibrações
  • vibracoes
  • vibraçoes
  • Vibrações
  • vibrações
  • Vibracoes
  • Vibrações
  • Vibrações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!