Vibrações

Páginas: 4 (799 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
Sistemas com dois graus de liberdade:
Estes sistemas requerem duas coordenadas independentes para descrever seu movimento e que são denominados sistemas com dois graus de liberdade. Podemosconsiderar um sistema que tem uma massa pontual m e dois graus de liberdade quando há dois tipos de movimentos possíveis, translações ao longo das direções x e y. A regra para o cálculo do número do grau deliberdade pode ser dada da seguinte maneira:
Números do grau de liberdade do sistema = Número de massas no sistema x Número de tipos de movimentos possíveis em cada massa
Existem duas equações demovimento para um sistema com dois graus de liberdade, uma para cada massa, mais precisamente, um para cada grau de liberdade. Elas se encontram em equações diferenciais acopladas, isto quer dizerque, as equações de movimento resultam em uma equação de frequência que gera duas frequências naturais para o sistema. Durante vibrações livres um uma das frequências naturais, as amplitudes dos doisgraus de liberdade se relacionam de uma maneira específica, denomina de modo natural de vibração. Aplicando-se ao sistema uma excitação inicial a vibração livre resultante será uma sobreposição de doismodos normais de vibração. Levando em conta que, se existir vibração harmônica externa, a vibração resultante aplicará na frequência da força aplicada, gerando uma ressonância – amplitude das duascoordenadas serão máximas.
- Analise de vibração livre de um sistema não amortecido:
Para essa analise, adotamos que, F1(t) = F2(t) = 0 e desprezando os amortecimentos c1 = c2 = c3 = 0. Desta forma asequações dos movimentos reduzem a:
m1ẍ1(t) + (k1 –k2)x1(t) – k2x2(t) = 0 [1] m2ẍ2(t) + k2x1(t) + (k2 + k3)x2(t) = 0 [2]
Querendo saber se m1 e m2 oscilam harmonicamente com a mesmafrequência e ângulo de fase, mas com amplitudes diferentes, chegamos as equações:
x1(t)=X1 cos(ωt + ф) [3] x2(t)=X2 cos (ωt + ф) [4]
Onde X1 e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vibrações
  • vibracoes
  • vibraçoes
  • Vibrações
  • vibrações
  • Vibracoes
  • Vibrações
  • Vibrações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!