Vibrações

Páginas: 2 (337 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
A vibração são agentes físicos nocivos à saúde do trabalhador proveniente da execução de trabalhos utilizando máquinas ou ferramentas portáteis a motor ou resultantes dos postos de trabalho.Encontra-se em várias atividades da construção, indústria, transporte, entre outros.
Os efeitos das vibrações podem causar danos à saúde, segurança e conforto do trabalhador, podendo causar váriaspatologias, inclusive perturbações neurológicas e vasculares.
As vibrações podem ser:
Generalizadas ou do corpo inteiro, transmitidas ao corpo com o indivíduo sentado, em pé ou deitado. Ocorrem em trabalhoscom máquinas pesadas, como caminhões, ônibus, tratores, aeronaves, máquinas de terraplanagem, grandes compressores, máquinas industriais, podendo causar lesões na coluna vertebral, dores lombares,entre outros danos.
As vibrações podem ser também localizadas, pois atingem certas regiões do corpo, principalmente mãos, braços e ombros. Ocorrem em operações com ferramentas manuais, elétricas epneumáticas, como: marteletes, britadores, rebitadeiras, compactadores, politrizes, motosserras, lixadeiras, peneiras vibratórias, furadeiras.
As vibrações transmitem-se ao organismo de formasdiferentes, com características físicas diferentes, e cujo efeito combinado é igual ao somatório dos efeitos parciais. O ser humano só é sensível a vibrações compreendidas entre uma fração do hertz (Hz) e1.000 Hz, mas os efeitos sobre o corpo diferem segundo a frequência e a parte do corpo afetada. As consequências das vibrações no corpo humano dependem basicamente de quatro fatores: pontos de aplicaçãono corpo, frequência das oscilações, aceleração das oscilações e duração da ação.
Alterar os métodos de trabalho, a escolha de máquinas, ferramentas e outros equipamentos utilizados com o objetivode reduzir a vibração ao nível mais baixo possível, a manutenção e conservação de equipamentos e a vigilância de saúde adequada têm importância fundamental na prevenção dos riscos para a saúde dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vibrações
  • vibracoes
  • vibraçoes
  • Vibrações
  • vibrações
  • Vibracoes
  • Vibrações
  • Vibrações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!