Vias Metabólicas

Páginas: 22 (5493 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Bioquímica Veterinária: Resumo
Bioenergética - Estudo da energia dentro dos seres vivos, descreve como os organismos vivos assimilam, transformam e usam a energia.
Metabolismo: Conjunto das reações químicas organizadas dentro de um ser vivo.
Catabolismo: Fase de degradação do metabolismo, onde moléculas orgânicas são convertidas em produtos finais menores e mais simples. Liberam energia.Reação exergônica e espontânea. ∆G < 0, ∆G negativo.
Anabolismo: Precursores pequenos e simples formam moléculas maiores e complexas. Necessitam de fornecimento de energia. Absorvem energia. Reação endergônica e não espontânea. . ∆G > 0, ∆G positivo.
Acoplamento Energético: Permite transformar um processo químico que não é espontâneo em espontâneo. Uma reação exergônica é utilizada na viabilizaçãode uma reação endergônica. O acoplamento implica que a transferência de energia de uma reação à outra se faça por intermédio de um reagente comum às duas reações. Ex: ATP
1 ª Lei da Termodinâmica: Princípio da conservação de energia. A energia pode mudar de forma ou ser transportada de uma região para outra, mas não pode ser criada ou destruída.
2 ª Lei da Termodinâmica: O universo sempre tendepara o aumento da desordem. Em todos os processos naturais a entropia do universo aumenta. ”Os seres vivos mantêm a sua organização desorganizando o ambiente.”
Reações de oxi-redução: Toda reação de oxidação encontra-se obrigatoriamente acoplada a uma reação de redução, qualquer reação de transferência de elétrons, implica a participação de um  oxidante e um redutor.
Oxidação: fenômeno de perdade elétrons. Agente redutor, doador de elétrons.
Redução: fenômeno onde se ganha elétrons. Agente oxidante, captador de elétrons.
Portanto: aquele que se oxida é o redutor; aquele que se reduz, é o oxidante.
Lei de Hass: A soma da variação das energias das reações intermediárias é igual a variação total da via metabólica.
Desidrogenação: em moléculas orgânicas é sinônimo fenômeno de. Para cadaelétron perdido, a molécula perde também um próton, sendo necessário acoplar a reação a um redutor e a um captador de prótons.
Desidrogenases: são enzimas que catalisam a desidrogenação de substratos e encontram-se sempre associadas a coenzimas, transportadores de prótons. Ex: NAD, o NADP, o FAD, a FMN.
O que é o NAD? Nicotinamida adenina dinucleotídeo, é uma molécula formada por doisnucleotídeos contendo a base nitrogenada adenina e uma molécula de nicotinamida. Funciona no metabolismo como um aceptor de hidrogênios, os quais são posteriormente transferidos a outras substâncias.
NAD+ está na forma oxidada é um agente oxidante que se reduz a NADH.
NADH está na sua forma reduzida e é um agente redutor.
O que é FAD? Flavina-adenina-dinucleotídeo, também é aceptor de hidrogênios.
FADestá na forma oxidada e FADH2 está na forma reduzida.
Intermediário metabólico: o produto de uma reação serve como substrato para outra reação.
Coenzima: molécula orgânica complexa necessária para o funcionamento das enzimas.
Vitaminas: são substâncias orgânicas complexas que dão origem a coenzimas. Principalmente as do complexo B.
Enzima alostérica: Pode alterar a sua forma, mudando o seu sítioativo para se ligar ao substrato. Quando a concentração de um produto fica aumentada ele vai agir como um inibidor alostérico (sítio de regulação alostérica negativo), diminuindo a velocidade da via e a sua própria produção. Caso o produto final comece a ser consumido e consequentemente sua concentração diminua ele vai deixar de inibir a via, aumentando a velocidade (sítio de regulação alostéricapositivo).
GLICÓLISE: uma molécula de glicose (monossacarídeo) com 6 carbonos é degradada em uma série de reações para liberar duas moléculas de piruvato com 3 carbonos cada. É uma via central do catabolismo da glicose, sendo a principal, ou mesmo a única, fonte de energia metabólica na maioria das células.

Ocorre no citosol, processo anaeróbico.
10 Reações. 2 fases: Fase preparatória...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vias metabólicas
  • vias metabolicas
  • Vias energéticas Metabólicas
  • Principais vias metabolicas
  • Vias metabólicas de energia
  • Resumo Vias metabólicas
  • vias metabolicas principais
  • PONTOS DE CONTROLE DAS PRINCIPAIS VIAS METABÓLICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!