Vias de Administração

Páginas: 7 (1574 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
FACULDADE INEDI (CESUCA)
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM


: Clarice Carvalho/ Gisele Silva
Kátia Gomes e Grace Port







Vias de Administração:
Endovenosa e Intra Arterial







Cachoeirinha – RS
2015
Clarice Carvalho/ Gisele Silva
Kátia Gomes e Grace Port








Trabalho apresentado à disciplina Farmacologia do curso de Enfermagem, como requisitoparcial para obtenção de nota no Grau 1.

Professora: Daniela Braga Souza















Cachoeirinha – RS
2015


INTRODUÇÃO

A administração de medicamentos é um dos procedimentos imprescindível na área da saúde e ter conhecimento das vias de administração é crucial, para segurança e recuperação do paciente.
O presente trabalho é sobre as vias de administração demedicamentos, mais precisamente as vias endovenosa e arterial. Tem como objetivo fazer uma pesquisa sobre os assuntos mais importantes relacionados a estas vias, para ampliarmos o nosso conhecimento.
A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica.













VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS:
As vias de administração de fármacos são divididas em enterais, quando o fármaco entra em contato comqualquer segmento do trato digestivo (via oral; bucal; sublingual e retal), e as parenterais, que não utilizam o tubo digestivo (FUCHS, 2010).
As vias parenterais se dividem em Diretas: Intravenosa; Intramuscular; Subcutânea; Intra-arterial; Intracardíaca; Intraperitonial; Entreteça; Peridural e Intra-articular. E as Indiretas: Cutânea; Respiratória; Conjuntival; Rino- orofaríngea e Geniturinária(FUCHS, 2010).
A escolha da via de administração do medicamento é realizada pelo médico através da prescrição, e ele leva em consideração o tipo de ação desejada, sua rapidez de ação e a natureza do medicamento.


1. VIA ENDOVENOSA:

A administração intravenosa (IV) se refere à introdução de fluídos diretamente na corrente sanguínea. A administração IV é mais rápida de todas as vias parenterais,pois evita todas as barreiras para a absorção do medicamento (COOPER, 2012).
Esta via possibilita a administração de grandes volumes e de forma contínua e de substâncias irritantes, mas é necessário que estejam diluídas antes da administração para não causar efeitos indesejáveis ao paciente (FUCHS, 2010).
É a via mais adequada para emergências e urgências, pois tem efeito imediato do medicamento,sendo que a resposta do paciente vai ser rápida, garantido 100% de biodisponibilidade, ou seja, 100% da dose chega à corrente sanguínea, e a ação terapêutica é imediata, em torno de 1 minuto (FUCHS, 2010). A biodisponibilidade é importante, porque ela influência a resposta clínica e a escolha de doses e vias de administração que serão prescritas pelo médico.
A via endovenosa não sofre o efeito daprimeira passagem, do sistema gastrintestinal, não passam pela absorção do mesmo, pois elas já são inseridas diretamente na corrente sanguínea, e o seu primeiro mecanismo é a distribuição, onde ela sai da corrente sanguínea e vai para diferentes tecidos do organismo (FUCHS, 2010).


1.1 VANTAGENS DA VIA ENDOVENOSA: (FUCHS, 2010).
Efeito imediato, pois já será introduzida diretamente na correntesanguínea, e por isso chegará mais rapidamente aos tecidos para fazer o seu efeito.
Podem ser colocados grandes volumes por esta via, principalmente para hidratação do paciente.
Não passa pelo processo de absorção, sendo diretamente distribuída para os tecidos após a sua administração.


1.2 DESVANTAGENS DA VIA ENDOVENOSA: (FUCHS, 2010).
Ela causa incômodo para o paciente, pois limita os seusmovimentos e muitas vezes o restringe ao leito hospitalar.
Tem um custo elevado, que poderia ser utilizado para outras áreas.
É uma via invasiva, então é necessário que seja utilizado materiais estéreis, pois tem um grande risco de infecção para o paciente, podendo prolongar a sua permanência no hospital.
Não há possibilidade de remoção do medicamento, após a sua introdução na via sanguínea. Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vias de administração
  • vias de administração
  • Vias de administração
  • VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
  • Vias de administração
  • Via de administração
  • vias de administração
  • Vias de Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!