vias de administração

Páginas: 9 (2064 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
FARMACOLOGIA 5º SEMESTRE

Vias de administração de fármacos

ENTERAL

Via oral
* é a principal via utilizada (método mais comum, mais seguro, mais conveniente e mais econômico).
* vantagens: facilidade de administração (não é necessário um especialista para a aplicação), grande variedade de formas farmacêuticas e princípios ativos, facilidade em se reverter uma intoxicaçãomedicamentosa.
* desvantagens: facilidade para a prática de automedicação, baixa resistência de alguns princípios ativos ao suco gástrico (hidrólise de proteínas – ex.: aminoglicosídeo → antibiótico), absorção dos medicamentos pode ser irregular ou incompleta, imprecisão na dosagem devido às variações metabólicas de cada organismo (pessoas normo, hipo ou hiper-reativas), metabolismo de primeira passagem (100%do que é absorvido passa pelo fígado, mas nem tudo é metabolizado lá. Dá-se o nome de MPP quando o fármaco é metabolizado no fígado. Em caso de lesão hepática, a ação do fármaco fica comprometida), necessidade de cooperação por parte do paciente.
- Efeito de primeira passagem: quando a biodisponibilidade é considerada reduzida por causa da grande capacidade metabólica ou excretora do fígadopara o agente em questão.
Em pessoas desnutridas a dose definida deve ser menor (quantidade diminuída de proteínas → menor número de sítios de ligação para o fármaco → maior reação).
Os fármacos destruídos pelo suco gástrico são, às vezes, administrados em apresentações com um revestimento (ex.: cápsulas) que evita a dissolução no conteúdo ácido do estômago. No entanto, esse forma de medicamentopode resistir à dissolução no intestino também, provocando uma baixa absorção.
Obs.: tolerância = resistência criada ao medicamento ao longo do tratamento.

É a mais usada, a mais conveniente e a mais econômica. Os medicamentos dados por v.o. podem ficar retidos na boca e serem absorvidos pela mucosa oral, ou serem deglutidos e absorvidos pela mucosa gastrintestinal. Substâncias irritantesnão podem ser dadas por v.o. pelo efeito emético.




Via Sublingual
* tipo de via parenteral
* consiste na aplicação do medicamento debaixo da língua (região mucosa de alta absorção)
* vantagens: região muito vascularizada (rápido efeito)
* desvantagens: pequena superfície de contato (via recomendada para medicamentos potentes, que necessitam de poucas moléculas para fazerem efeito – ex.:compostos nitrogenados/isordil → vasodilatador → infartos). Conseqüentemente, são poucos os medicamentos utilizados através desta via

Permite absorção rápida pela mucosa oral de vários medicamentos. Pode ser alcançada uma concentração medicamentosa mais elevada no sangue do que quando a absorção ocorre em porção mais baixa do TGI, porque é evitado o metabolismo de primeira passagem pelo fígado,e porque não há interação da droga com o suco gástrico, nem formação de complexos com os alimentos.



Via retal
* consiste em aplicar o medicamento em forma de supositório ou enema no ânus.
* vantagens: não necessita de cooperação do paciente, o efeito ocorre mais rápido (se comparado com a via oral), seu metabolismo de primeira passagem é 50% do MPP da via oral.
* desvantagens:desconforto, o medicamento pode causar irritação local, a absorção é incompleta ou irregular, às vezes é necessário outra pessoa para a aplicação
Está indicada para pessoas que estejam impossibilitadas de deglutir fármacos (inconsciência ou emese) e quando se deseja evitar o suco gástrico ou a circulação porta. Todavia, a absorção por essa via é com freqüência irregular e incompleta e muitas substânciascausam irritação da mucosa retal.











PARENTERAL

Via intramuscular
* tipo de via parenteral muito utilizada
* consiste na introdução do medicamento dentro do músculo
* via de absorção relativamente rápida. Pode ser usada para veicular fármacos de absorção programada (ex.: benzetacil, anticoncepcionais injetáveis).
* vantagens: absorção bem mais rápida, se comparada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vias de administração
  • Vias de Administração
  • Vias de administração
  • VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
  • Vias de administração
  • Via de administração
  • vias de administração
  • Vias de Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!