Vias de administração de medicamentos

Páginas: 6 (1384 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
CAROLINA APARECIDA FERREIRA

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

TRÊS CORAÇÕES
2012.1

CAROLINA APARECIDA FERREIRA

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS



Trabalho apresentado ao curso de Cosmetologia e Estética da Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR, como pré-requisito para obtenção de nota de Farmacologia Cosmética, referente ao semestre letivo 2012.1
Professora:Lucimara.








TRÊS CORAÇÕES
2012.1
INTRODUÇÃO
O presente trabalho fala sobre as vias de administração de medicamentos que são as vias enterais e as vias parenterais.

Vias de administração de medicamentos

Enteral (uso interno):
Oral
Sublingual
Retal

Parenteral (uso externo):
* Diretas:
Intra-Venosa
Intra-Muscular
Subcutânea
IntradérmicaIntra-arterial
Intracardíaca
Intratecal
Peridural
Intra-articular
*
* Indiretas:
Cutânea
Respiratória
Conjuntival
Geniturinária
Intracanal
ADMINISTRAÇÃO ENTERAL:

* Via Oral
Como a administração oral de medicamentos é segura, mais conveniente e menos dispendiosa, a maior parte das medicações é normalmente administrada por esta via.
As medicações paraadministração oral são disponíveis em muitas formas: comprimidos, comprimidos de cobertura entérica, cápsulas, xaropes, elixires, óleos, líquidos, suspensões, pós e grânulos.
As medicações orais são algumas vezes prescritas em doses maiores que seus equivalentes parenterais, porque após absorção através do trato gastrointestinal, elas são imediatamente metabolizadas no fígado antes de atingir acirculação sistêmica, diminuindo assim efeitos adversos. A administração oral é contra-indicada em pacientes inconscientes,náuseas e vômitos, bem como naqueles incapazes de engolir.
* Via Sublingual
Permite a retenção do fármaco por tempo mais prolongado. Propicia absorção rápida de pequenas doses de alguns fármacos, devido ao suprimento sanguíneo e a pouca espessura da mucosa absortiva,permitindo a absorção direta na corrente sanguínea.
As formas farmacêuticas são geralmente comprimidos que devem ser dissolvidos inteiramente pela saliva, não devendo ser deglutidos.

* Via Retal
É utilizada em pacientes que apresentam vômitos, estão inconscientes ou não sabem deglutir. As formas farmacêuticas empregadas são soluções, suspensões e supositórios. Suas maioreslimitações de uso são incomodidade de administração, possibilidade de efeitos irritativos para a mucosa e absorção errática devido à pequena superfície absorsiva e incerta retenção no reto.
ADMINISTRAÇÃO PARENTERAL:
O termo parenteral provém do grego “para” (ao lado) e “enteros”(tubo digestivo), significando a administração de medicamentos “ao lado do tubo digestivo” ou sem utilizar o tratogastrointestinal.
Esta via é indicada para administração de medicamentos a pacientes inconscientes, com distúrbios gastrointestinais e nos pacientes impossibilitados de engolir. É indicada ainda quando se espera uma ação mais rápida da droga, na administração de medicamentos que se tornam ineficientes em contato com o suco digestivo. A via parenteral consiste na administração de medicamentos através dasseguintes vias:
Vias Diretas:
* Injeção Subcutânea:
Uma medicação injetada nos tecidos adiposos (gordura), abaixo da pele, se move mais rapidamente para a corrente sangüínea do que por via oral. A injeção subcutânea permite uma administração medicamentosa mais lenta e gradual que a injeção intramuscular, ela também provoca um mínimo traumatismo tecidual e comporta um pequeno risco deatingir vasos sanguíneos de grande calibre e nervos. Absorvida principalmente através dos capilares, as medicações recomendadas para injeção subcutânea incluem soluções aquosas e suspensões não irritantes contidas em 0,5 a 2,0 ml de líquido.
Os locais mais comuns de injeção subcutânea são a face externa da porção superior do braço, face anterior da coxa, tecido frouxo do abdômen inferior,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vias administração de medicamentos
  • Vias de administraçao de medicamentos
  • Vias de administração de medicaMENTOS
  • Vias de administração de medicamentos
  • Administração de medicamentos por via nasal
  • Vias de administração de medicamentos
  • vias de administração de medicamentos
  • Vias de administração de medicamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!