viagem fantastica do corpo humano ,o incliveu proceso do nascimento ate a morte

369 palavras 2 páginas
Após 40 semanas de fecundado o óvulo pelo espermatozoide, um bebê é formado e o útero feminino está se preparando para expulsá-lo, eis ai o parto.
Logo que o bebê sai do útero, seus pulmões aindaestão cheios de liquido amniótico e este, pode vir a óbito que os músculos do pulmão não se expandirem completamente. É quando há a primeira inspiração. O ar chega à traqueia e percorre os brônquios,que se dividem em bronquíolos, até chegar nos alvéolos pulmonares, estruturas pequeninas que possuem forma de saco, onde o oxigênio recebido é absorvido e o gás carbônico eliminado.
Após o cordãoumbilical ser cortado, é a hora de esta nova vida começar a se adaptar ao mundo externo. O coração já bombeará sangue por milhares de artérias, o fígado começará a realizar algumas de suas 500 funções, osrins irão controlar o volume de água necessário para as células e a quantidade que devera ser eliminada pela urina e o intestino, ainda repleto de mecônio, que será eliminado após a primeira mamadado bebê, estará enfim pronto para receber alimento.
Após alguns dias, o instinto deste novo ser é apenas o de mamar. O leite materno fornece todos os nutrientes necessários e é ele que o protege de umperigo invisível e constante: as bactérias.
O sistema imunológico do bebê ainda subdesenvolvido não tem forças para vencer as infecções. De uma forma maestral, as mães os passam anticorpos atravésdo leite até que o sistema imunológico amadureça, ela nos mantém saudáveis.
Após um ano, a maioria de nós começa a falar. Aos dois anos, já aprendemos dez palavras novas por dia, é quando adquirimos aconsciência de nossa identidade e individualidade.
Aos 9 anos de idade, o cérebro cresce muito depressa e milhões de novas conexões são construídas o tempo todo, por isso, a infância é a épocaideal para o aprendizado. Não é só na sala de aula que as crianças aprendem. Aprender também é experimentar e se arriscar de vez em quando e é por isso que as crianças vivem machucadas; pois

Relacionados