Viabilidade Econômica

Páginas: 17 (4180 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013

UFF - Universidade Federal Fluminense
CTC - Centro Tecnológico
TEC - Departamento de Engenharia Civil






Estudo de Viabilidade
de um Empreendimento Comercial






Projeto Apresentado ao departamento do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense, Como parte dos requisitos para obtenção do Título de Engenheira Civil.








Niterói2007


Este projeto foi aprovado em sua forma final pelo Orientador.






Professor Orientador



























Sumário




Lista de Tabelas


Introdução

“Uma das grandes dificuldades do empreendedor – principalmente de pequeno porte – é o planejamento do negócio em todas as suas etapas”. Aliás, são muitos os empresários que têmexcelentes idéias de negócio, projetam um produto de primeira, mas se perdem no que chamam de burocracia.”
“É nesse ponto que o empreendedor precisa de ajuda para vencer com galhardia essa importante etapa do seu negócio. Uma boa consultoria poderá ajudá-lo na elaboração do projeto, ou estudo de viabilidade, ou plano de negócio, como queiram chamá-lo.”
“Esta ferramenta se aplica à implantação denovas empresas, novas linhas de produtos ou aquisição de novos negócios e no planejamento anual. Empresas de qualquer porte ou setor de atividade necessitam desses projetos: micro ou grandes empresas; indústria, comércio, serviços, transportes, turismo, etc.”.
“O plano de negócio – ou estudo de viabilidade – é o roteiro que constitui o planejamento da empresa, já constituída ou a ser criada. Tem asrespostas certas para as perguntas do empreendedor. Mostra em detalhes quais os produtos, quais os clientes, o processo tecnológico de produção, estrutura de gerenciamento, investimentos necessários, capital de giro, projeções financeiras para fluxo de caixa, receitas, despesas, custos e lucros, ponto de equilíbrio e tempo de retorno do investimento.”
“Trata-se de uma ferramenta consagrada,utilizada em todo o mundo por grandes e pequenas organizações. É um instrumento de diminuição de riscos, minimizando possíveis erros. O plano estuda se um negócio ou produto é viável sob todos os aspectos, antecipando resultados”.
“É muito eficaz na relação empresa x mercado, por se tratar de um conjunto de informações elaboradas de forma organizada, destacando-se os aspectos mais importantes doempreendimento: a empresa, sua missão, metas, sócios, gerentes e estratégias, seus produtos, serviços, benefícios para a economia e para comunidade, mercado e clientes, patrimônio e vida financeira realizada e projetada”.
“O plano de negócio gera informações privilegiadas, identifica oportunidades e ameaças e facilita as decisões que o empreendedor deverá adotar para se tornar bem sucedido.Permite condensar informações obtidas no mercado e torná-las úteis para sensibilizar parceiros, investidores e fornecedores de capital. Além dos resultados projetados, sua utilidade se estende a várias aplicações estratégicas e operacionais, como: alavancar e prospectar novos negócios ou novas filiais; negociar a empresa com possíveis investidores; comunicar-se com o público interno e com a sociedade emgeral, clientes, fornecedores, governo e instituições financeiras”.
“Em resumo, o plano de negócio será um mapa com o roteiro de viagem e todas as coordenadas para o empreendedor viajar com segurança no mar tempestuoso dos negócios. Será o “mapa da mina”. A existência de softwares específicos, irá acelerar o processo, obtendo maior exatidão dos dados processados e dos resultados apurados, emoposição aos métodos empíricos tradicionais”.
“O produto será um projeto melhor apresentável, elaborado segundo critérios técnicos, rigidamente exato e muito mais confiável. Isto significará maior segurança para o empreendedor. Com um adequado projeto, o empreendedor terá em mãos um completo estudo de viabilidade de um negócio que poderá proporcionar excelentes resultados, se bem administrado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viabilidade economica
  • VIABILIDADE ECONOMICA
  • Viabilidade economica
  • Viabilidade economica
  • viabilidade economica
  • Viabilidade economica
  • viabilidade economica
  • Viabilidade economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!