Viabilidade econômica de alternativas estruturais de concreto armado para edifícios

Páginas: 19 (4674 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
VIABILIDADE ECONÔMICA DE ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFÍCIOS
Augusto Teixeira de Albuquerque1 & Libânio Miranda Pinheiro2 Resumo

Com o intuito de aferir a viabilidade econômica das soluções mais adotadas para edifícios, foram feitas várias estruturações em concreto armado para um mesmo edifício. Foram concebidas estruturas convencionais (com lajes maciças e com lajesnervuradas) e lajes lisas (com e sem protensão), para um edifício residencial com vinte pavimentos. Para cada uma das alternativas, foi desenvolvido o projeto completo, até as fundações. Para que o levantamento de custos de cada alternativa fosse o mais real possível, foram levados em consideração: material, mão-de-obra, recursos necessários e tempo de construção. Palavras-chave: concreto armado;sistemas estruturais; projeto estrutural; custos.

1

INTRODUÇÃO

Vários trabalhos têm sido feitos, considerando isoladamente cada um dos sistemas estruturais usuais. Nota-se, porém, uma carência na literatura técnica de comparações que sirvam de subsídio, aos profissionais e ao meio acadêmico, para a concepção estrutural. Nota-se, também, que vários trabalhos consideram fatores econômicosapenas em função dos consumos de materiais, quando na realidade o custo tem que ser composto de uma maneira mais complexa, levando-se também em consideração: mão-de-obra, tempo de execução e recursos necessários à execução. Diante disso, neste trabalho apresenta-se uma comparação de quantitativos e de custos, para servir de referência ao se fazer um anteprojeto. Não se pretende indicar uma soluçãoideal, mas apresentar resultados para um determinado edifício e também demonstrar a viabilidade deste tipo de estudo para o dia-a-dia dos escritórios, já que se dispõe de softwares poderosos, que minimizam o tempo de cálculo, de detalhamento e de orçamento dos projetos. A partir de um edifício-exemplo, foram concebidas diversas opções para o projeto estrutural, entre as quais: estrutura convencionalcom lajes maciças, nervuradas e pré-moldadas, estrutura com lajes nervuradas com vigamento somente nas bordas (lajes lisas) e estrutura com protensão. Cada alternativa foi analisada, dimensionada e detalhada por inteiro, considerando lajes, vigas, pilares e fundações, levando-se em conta todas as ações atuantes, inclusive o vento. Para tal, foi utilizado o software TQS, que é usado em váriosescritórios de projeto de estruturas do país.
1 2

Mestre em Engenharia de Estruturas - EESC-USP, ata@accvia.com.br Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC-USP, libanio@sc.usp.br

Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

2

Augusto Teixeira Albuquerque & Libânio Miranda Pinheiro

2

APRESENTAÇÃO DO EDIFÍCIO-EXEMPLO

Oedifício-exemplo é o do Condomínio Costa Marina, de propriedade da Construtora Colmeia, com projeto de arquitetura do Escritório Roger Freire Arquitetura e Engenharia e cujo projeto estrutural foi gentilmente cedido pelo Escritório Dácio Carvalho Projetos Estruturais, todos situados em Fortaleza, CE. Trata-se de um edifício residencial, com dois apartamentos por pavimento. A partir da arquitetura dopavimento-tipo, foram feitas pequenas modificações, com o intuito de deixar os apartamentos simétricos, como se indica na figura 1. Para o estudo, foi considerado hipoteticamente que o edifício tem vinte pavimentos, todos iguais ao tipo, e uma distância de piso a piso igual a 2,88m.

3

ESTRUTURA CONVENCIONAL COM LAJES MACIÇAS

Entende-se como estrutura convencional aquela em que as lajes seapoiam em vigas (tipo laje-viga-pilar). A laje maciça não é adequada para vencer grandes vãos. É pratica usual adotar-se como vão médio econômico um valor entre 3,5m e 5m. Esses limites foram respeitados sempre que possível na estruturação indicada na figura 2. Algumas características desse sistema são: • devido aos limites impostos, apresenta uma grande quantidade de vigas, fato esse que deixa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DA INTERAÇÃO ENTRE EDIFÍCIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL E PAVIMENTOS EM CONCRETO ARMADO
  • Projeto estrutural de concreto armado
  • A VIABILIDADE DO CONCRETO ARMADO
  • EDIFICIO Concreto Armado II 2015
  • Patologias estruturais do aco e concreto armado
  • Alvenaria estrutural e paredes de concreto armado
  • Construção de Edifícios
  • PRÉ-DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL DE UM EDIFÍCIO RESIDÊNCIAL DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS EM CONCRETO ARMADO MOLDADO “IN LOCO"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!