VIABILIDADE DO TRANSPORTE TERRESTRE

2175 palavras 9 páginas
VIABILIDADE DO TRANSPORTE TERRESTRE

Palavras Chave: Logística. Modais. Transporte. Terrestre. Tempo.

DISCUSSÃO TEÓRICA

Logística é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo e estocagem dos materiais, do inventário de materiais em processo de fabricação, das mercadorias acabadas e correspondentes informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com a finalidade de ajustar às necessidades do cliente (AVOZANI;SANTOS,2010).
A logística industrial cresceu durante o século XX. Naquela época, ainda falava-se em “distribuição física”, um assunto que era ligado tanto ao marketing quanto à logística. Imagine que já era importante para gerenciar a distribuição de produtos agrícolas, uma vez que os centros urbanos distanciavam-se cada vez mais dos locais de produção de alimentos. Muito falava-se sobre os custos logísticos, mas ninguém discutia a relação entre eles (custos de armazenagem, de estoques, de transportes…). Pouco entendia-se desta relação, pois faltavam ferramentas quantitativas para analisar as questões que ligavam cada um destes custos. Esta situação mudaria logo, mais uma vez graças aos militares (COELHO,2011).
Durante os anos 50, começaram os estudos sobre como as ferramentas e técnicas militares poderiam ajudar o mundo empresarial. Na logística, foram logo identificados vários problemas que poderiam ser resolvidos com auxílio da pesquisa operacional. A localização de armazéns e de centros de distribuições, o planejamento de transportes, a gestão dos estoques, a previsão da demanda e muitos outros problemas ligados ao fornecimento, à produção e à distribuição eram semelhantes aos problemas resolvidos no contexto militar. (COELHO,2011).
O transporte engloba as diferentes formas de movimentar os materiais ou produtos, seja interna ou externamente. A escolha do transporte adequado está diretamente

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Quarries Manager
    35631 palavras | 143 páginas
  • Tribunal de Contas
    249117 palavras | 997 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas