Viabilidade de reparo em motores elétricos de indução

Páginas: 6 (1329 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2012
Gestão de Reparo de Motores Elétricos com Foco em
Confiabilidade e Otimização de Custos

1) Introdução:
As indústrias preocupadas com a crescente concorrência vêem no amadurecimento da Gestão da Manutenção uma importante ferramenta para otimização de seus custos e consequentemente para o fortalecimento de seus produtos no mercado.
Uma das estratégias que impacta ao mesmo tempoconfiabilidade e custo operacional é a análise do custo do ciclo de vida dos bens de capital. Anteriormente devido ao alto custo das peças de reposição e muitas vezes longo tempo de espera para aquisição, era de praxe a recuperação dos equipamentos. Hoje muitos optam por trocas sistemáticas de peças ou até mesmo do equipamento completo em manutenções preventivas, tendo como foco principal a confiabilidadedo sistema e a não interrupção de suas operações.
Seguindo esta tendência, associada à redução dos preços devido aos avanços dos materiais e processos de manufatura, os motores elétricos estão aos poucos sendo inclusos nesta estratégia. A Figura 01 demonstra a evolução dos motores, com relação a peso e dimensões, tudo isto graças ao desenvolvimento de tecnologia de matérias e otimização dosprocessos de fabricação.
Figura 01
O presente estudo procura abordar este tema, analisando a viabilidade da compra de motores novos em detrimento da recuperação (rebobinagem) de motores danificados, levando em conta seus impactos na confiabilidade das operações e nos custos operacionais, vislumbrando logicamente a realidade da planta da Divisão Papel da Celulose Irani S.A. A planta da divisão papelconta hoje com XXX motores, com vida média variando de 03 anos até 45 anos, o que demonstra a importância de um estudo criterioso, visando mudança na sistemática de reparo destes equipamentos.
Definir uma potência que estabeleça um limiar entre reparar e substituir um motor na ocorrência de uma falha exige uma análise criteriosa de diversas informações, visando atingir o objetivo principal dequalquer planta industrial: baixos custos e alta confiabilidade.
Em se tratando de motores elétricos, ao longo de sua vida útil, energia elétrica e manutenções representam a maior parcela de seus custos operacionais. Em média 55% de todo o consumo de energia elétrica pela indústria no país é devido aos motores elétricos, segundo dados da Eletrobrás, como está demonstrado na Figura 02.

Figura 02Considerando ainda que, devido à sua larga utilização, aliada à aplicação e especificação inadequadas, em muitas vezes, uma falha pode ocasionar grandes perdas de produção, ou ainda, afetar a segurança e até mesmo o meio ambiente. Quando isso ocorre, é extremamente necessário que as ações para restabelecimento do processo sejam realizadas de maneira ágil e assertiva de forma a minimizar osprejuízos.
O conjunto destas situações torna os motores elétricos grandes potenciais para otimização de custos, reiterando a importância de utilizar boas praticas para seleção e manutenção destes equipamentos.

2) Metodologia
Geralmente o fator determinante na escolha entre reparar e substituir um motor queimado é a relação entre o custo do reparo e o preço de um motor novo. É usual encontrarempresas que utilizam valores da ordem de 50 ou 60 % como critério de decisão.
Esta análise é extremamente simplista, pois não leva em consideração o consumo de energia, e apesar de algumas vezes impactar positivamente nos custos de manutenção, podem influenciar de maneira negativa a performance dos equipamentos e da planta.
É sabido que após a rebobinagem, pode ocorrer perde de rendimento de até 4%.Na maioria das vezes isto não ocorre por conseqüência da queima, mas, principalmente, por práticas inadequadas do reparo, aumentando em consumo de energia da planta.
Um estudo da EASA, Electrical Apparatus Service Association, mostra uma estatística de falhas em motores elétricos, Figura 03, onde aproximadamente 80% das falhas podem, ou estão diretamente relacionadas à contaminação, causadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motores eletricos de indução
  • MOTOR ELÉTRICO DE INDUÇÃO TRIFÁSICA
  • 17 04 Motores Eletricos Inducao
  • Motores elétricos por indução e chave triângilo-estrela
  • Motor de Indução
  • Motor de induçao
  • Motor de indução
  • Motor de Indução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!