Via Francesa

Páginas: 16 (3961 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A via francesa : a modernização pela revolução
4.1- As bases de formação do Estado Francês.
Considerando também como modelo clássico no processo de implantação da vida burguesa, a França , se comparada com a Inglaterra , teve uma história marcada pelos conflitos e pela violência.
A França foi a primeira unidade territorial a sofre um processo de identidade política, durante os últimos séculosda Idade Média se encaminhava para uma transformação. O movimento das cruzadas e as mobilizações contra as heresias transformaram a nobreza francesa na defensoria do patrimônio católico do Ocidente.
Com isso foi assumindo a função de defensora da fé , a sociedade francesa e passou a se beneficiar do poder do papado com o seu alargamento assim expandindo seus interesses fora do seu território. Aslutas entre o papado e o império pelo domínio da Europa , em especial da Itália, e isso fez com que a França ocupasse o status de potência em condições de incumbir-se da defesa da fé católica e assim sendo eleita pelo papado como grande Estado católico da Europa e só veio a sair de seu posto no fim do século XIV devido a politização da igreja.
Com a perda da hegemonia o papado passou a investirno mundo ibérico , mas mesmo assim, ela não poderia ser descartada assim de qualquer maneira, o papado através da concordata de 1516, assegurou ao rei da França - Francisco I - a condição de soberania sobre seu território que no qual ficou responsável pelo controle do mecanismo da tradição real e também pela nomeação do corpo eclesiástico.
Com o modo de centralização que foi criado , deu ao reiuma autonomia com e a relação a sociedade sendo que ele não dependia mais de algumas circunstâncias, e o reconhecimento dos seus súditos , permitindo ao rei organizar sua própria economia , na direção da expansão territorial com intuito de manter a unidade do território , dispondo de um mecanismo de novas rendas por conta da política mercantil.
Isso levou uma maior autonomia nas decisões locais ,constituídas nas decisões locais no campo da política pelo modelo tricurial, ou seja, a sociedade de ordens ou estamentos se beneficiou com a centralização territorial sem que ela interferisse radicalmente sobre os poderes locais, diluindo também a ação administrativa real, fosse pela lentidão das comunicações ou pelos obstáculos produzidos pelo poder local.
Com isso criou criou um dualismoterritorial campo/cidade conhecido como dualismo territorial , político e econômico. Porém mantiveram relações clássicas do período medieval com manteve um controle político sobre a população rural que trouxe benefícios para os proprietários de terra, assim constituindo uma produção de renda através da manutenção de impostos , e continuaram com seu monopólio de armas e asseguraram sua posição militar.Mas considerando a estrutura rural percebe-se que essa generalização produziu situações singulares, as regiões mais afastadas experimentaram um processo de mudanças econômicas , assim vendo o aumento das riquezas dos proprietários e alterações nas relações sociais, essas modificações aumentaram o alargamento da economia de trocas e fundaram uma nobreza provinciana voltada para produção e ocomércio, mas manteve suas atitudes tradicionais onde qualquer meio de intervenção real era vista com maus olhos e provocava embates.
A política mercantil de Francisco I e sua estratégia diplomática assegura um crescente crescimento as cidades adquiriram nova função no cenário francês, ao lado de suas funções mercantis e industriais as cidades se transformaram em centro de atuação da burocracia real ecom isso cada dia que passava as cidades passaram a depender muito mais do rei do que do campo, com isso estruturam-se modos renovados de aplicação de rendas tanto no âmbito do rei como no da sociedade em geral.
O modo pelo qual essas disputas pelo poder se revelaram foi próprio do século XVI a partidarização da sociedade francesa seguiu o caminho dos conflitos religiosos. Na segunda metade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vias
  • Vias
  • a via
  • Vias
  • vias
  • Francesa
  • Revolucao francesa
  • Revolução francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!