vhbshs

1206 palavras 5 páginas
A PSICOLOGIA DA GESTALT

Movimento que surge na Alemanha e tinha como alvo as propostas de Wundt.
Tanto a Gestalt quanto o behaviorismo atacavam Wundt em relação à forma de abordar o objeto de estudo. Porém os gestataltistas enfatizavam a importância da consciência, algo que os behavioristas negavam, todavia não admitiam sua redução a elementos ou átomos. Criticavam Wundt por afirmar que a percepção dos objetos era a mera soma ou junção de elementos. Para eles o todo é diferente da soma das partes Ex. p. 317.

INFLUÊNCIAS ANTERIORES
- Kant: os elementos sensoriais são organizados de forma que tenham algum sentido, não é a simples soma dos elementos de forma passiva, mas uma organização ativa dos elementos, de modo que forme uma experiência coerente p. 319.
- Brentano: defendia a idéia de uma observação menos rígida e mais direta da experiência na forma como ela ocorre. Era contrário à introspecção de Wundt.
- Mach: Teve influência mais direta na Gestalt. Para ele, padrões espaciais como figuras geométricas e padrões temporais, como as melodias eram consideradas sensações e essas sensações independem dos elementos individuais Ex. p. 319.
- Ehrenfels: Aprofundou as ideias de Mach e introduziu a ideia das Gestalt qualitaäten: qualidades de experiências que não podem ser explicadas como combinações de elementos (qualidade da forma) Ex. melodia que independe das sensações de que é composta.
- Willian James: As pessoas vêem os objetos como um todo e não um pacote de sensações.
- Fenomenologia: descrição imparcial da experiência imediata na forma como ela ocorre. A experiência não é analisada nem reduzida a elementos ou abstraída de alguma forma artificial (p. 320)

MUDANÇAS NA FÍSICA: introdução do conceito de campo de força Ex. p. 321. A Física clássica que influenciara os estudos realizados na Psicologia estavam sendo questionados no interior da própria Física, ou seja, a visão atomista/elementarista fora substituída por uma visão na qual os físicos

Relacionados