Vgiuv

2052 palavras 9 páginas
1-O que é atitude científica e por que ela é importante para o pensamento crítico?
É a curiosidade que nos impulsiona a testar as ideias e a expor suas suposições fundamentas, difundidas para a vida cotidiana na forma de pensamento crítico. Ajudando a separar a realidade da fantasia, a sensatez do absurdo, sendo céptico sem ser cínico, aberto sem ser ingênuo.
2-Quais são os elementos fortes e fracos dos três métodos usados pelos psicólogos para descrever o comportamento-estudo de casos, surveys e observações naturalistas?
*Estudo de casos- Elementos fortes: estudar em profundidade a cada indivíduo, de forma sistemática e coerente. Elementos fracos: informações não representativas que podem nos levar a julgamentos errados e a falsas conclusões.
*O levantamento (Survey)- Elementos fracos: o não aprofundamento nas pesquisas, trás consigo inúmeras subjeções, pois seu instrumento de pesquisa sendo a pergunta com respostas de diversos tipos de indivíduos (Efeito do estilo), causa uma certa insegurança devido a possibilidade de influência das perguntas conforme a sua forma, afetarem na opinião de cada indivíduo, surgindo o efeito do falso consenso. Elementos fortes: é o uso da estatística com amostra representativa, seleta que nos dá a possibilidade de obter uma conclusão mais objetiva(Amostragem - amostragem aleatória).
*observações naturalistas- Elementos fortes: método de pesquisa descritiva, envolve observar e registrar o comportamento dos organismos em seu ambiente natural (seres humanos/animais). Elementos fracos: não explica os comportamentos, somente os descreve, apesar das descrições terem a chance de serem reveladoras.
3-Aqui estão algumas correlações recentemente relatadas, com interpretações feitas por jornalistas. Pesquisas adicionais, quase sempre incluindo experimentos, esclareceram a relação de causa e efeito de cada caso. Conhecendo estas correlações, você pode sugerir outras possíveis explicações para cada uma delas?
A)- O uso de bebidas

Relacionados