Vetotres deslizantes

1676 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

FUNDAMENTO E CONCEITO DE VECTOR
Um vetor (ou vetor livre) são todos os segmentos orientados equipolentes a um determinado segmento orientado pertencentes ao espaço vetorial que pode ter infinitas dimensões, ou seja ele é livre não tem um determinado ponto de origem, é um conceito matemático, caracterizado por uma direcção, um sentido e um comprimento. Os vetores têm aplicação em várias áreas científicas (física, engenharia e economia, por exemplo, onde facilitam a resolução de alguns problemas).
Mas também quando usamos um vetor para determinado problema podemos sim estipular uma origem à um vetor, ou seja, um vetor fixo que só pode estar em determinado ponto, a este "vetor" damos o nome de vetor aplicado pois ele é aplicado em determinado ponto, porém devemos mais uma vez salientar que a definição matemática de vetor diz que ele é "livre".
Um exemplo bem pratico de um "vetor aplicado" é quando estudamos, na física uma força que causa um torque, que por sua vez causará movimento, se pensarmos em um corpo prezo a um eixo de rotação dependendo de onde aplicarmos o "vetor" relacionado à uma força teremos um movimento diferente.
Em termos mais formais, um vetor é definido pela sua relação com o sistema de coordenadas espacial, submetido a rotações.
Na algebra, vetor é um elemento de uma estrutura abstrata chamada espaço vetorial

CÁLCULO VECTORIA
Consideremos um campo vectorial, que associa um vector a cada ponto no espaço, e um campo escalar, que associa um escalar a cada ponto no espaço. Por exemplo, a temperatura de uma piscina é um campo escalar: a cada ponto podemos associar um vaolr escalar para a temperatura. O fluir da água nessa mesma piscina é um campo vectorial: a cada ponto podemos associar um vector velocidade.
CAMPO -- É uma região do espaço matemático onde há grandezas associadas a seus pontos. Se essas grandezas se mantem constantes ao longo do tempo dizemos que esse campo é ESTAVEL; se elas tem a mesma direção em todos os pontos

Relacionados