VetorAlocEstatica

1158 palavras 5 páginas
Estrutura de Dados
Estrutura de dados homogêneas e heterôgeneas Prof. Érico Olavo Weissheimer erico.olavo@anhanguera.com 1

Introdução a Estrutura de dados
Estruturas de dados é um tema fundamental nos cursos de graduação em informática, sendo utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento e com os mais diferentes propósitos de aplicação.
Sabe-se que algoritmos manipulam dados. Quando estes dados estão organizados (dispostos) de forma coerente, caracterizam uma forma, uma estrutura de dados.
A organização e os métodos para manipular essa estrutura é que lhe conferem singularidade e diminuição do espaço ocupado pela memória RAM, além de tornar o código-fonte do programa mais enxuto e simplificado.

2

Introdução a Estrutura de dados
As estruturas de dados são chamadas tipos de dados compostos que dividem-se em homogêneos (vetores e matrizes) e heterogêneos
(registros).
As estruturas homogêneas são conjuntos de dados formados pelo mesmo tipo de dado primitivo.
As estruturas heterogêneas são conjuntos de dados formados por tipos de dados primitivos diferentes (campos do registro) em uma mesma estrutura.
A escolha de uma estrutura de dados apropriada pode tornar um problema complicado em um de solução relativamente simples. O estudo das estruturas de dados está em constante desenvolvimento mas, apesar disso, existem certas estruturas clássicas que se comportam como padrões.
3

Ranking de Popularidade de
Linguagens do IEEE

Fonte: http://www.infoq.com/br/news/2014/10/ranking-linguagens-ieee IEEE - Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos

4

Ranking de Popularidade de
Linguagens do IEEE

5

Ranking de Popularidade de
Linguagens do IEEE

6

Ranking de Popularidade de
Linguagens do IEEE

7

Algumas Conclusões
• Grande fragmentação das linguagens atualmente disponíveis.
• Apesar de uma grande fragmentação no panorama das linguagens atualmente disponíveis, podemos observar que as linguagens tradicionais como Java, C, C# e C++ apresentaram excelentes

Relacionados