Veterin Rio Fala Sobre O Perigo De Contamina O Humana Durante Vacina O Contra Brucelose

331 palavras 2 páginas
Veterinário fala sobre o perigo de contaminação humana durante vacinação contra brucelose
A partir do dia 1º de julho é obrigatória a vacinação contra brucelose, doença contagiosa que atinge vários animais domésticos, inclusive o homem.
Raimundo Barbosa de Moura, Médico Veterinário da ADAPI de Picos, ressalta que somente as fêmeas entre 3 a 8 meses das espécies bovinas e bubalinas devem ser vacinadas, e que esta vacina só deve ser aplicada uma vez ao longo da vida do animal.
A ADAPI sugere que o processo de vacinação seja realizado apenas pelo médico veterinário cadastrado ou do serviço oficial, ou ainda pelo vacinador oficial, tendo em vista os riscos que este processo representa.
“A vacina da brucelose é muito perigosa, pois ela é feita com vírus vivo, e requer pessoas capacitadas para vacinar o rebanho, diferente da vacina da aftosa. Se houver algum problema no ato da vacinação o ser humano pode contrair a brucelose, procurem a ADAPI, pois nós estamos aqui para orientá-los“, ressaltou.
Apesar da resposta imunitária, as bactérias da brucelose escapam e provocam ataques agudos, caracterizados por febre, suores e calafrios. A doença pode ou não se resolver graças à ação do sistema imunitário, mas o processo de resolução pode demorar meses ou anos e pode mesmo nem ocorrer. Apesar de não ser agudamente mortal, em longo prazo a infecção diminui em muito a esperança de vida, produz sintomas crônicos (depressão, anorexia, dores de cabeça e dores musculares), problemas visuais e pode levar a complicações de diversas naturezas.
Os criadores de têm até o dia 31 de dezembro para certificar a vacinação das bezerras, apresentando o atestado de vacinação emitido pelo médico veterinário cadastrado ou oficial em um dos escritórios da ADAPI.
As bezerras vacinadas devem ser marcadas com ferro V e o último número do ano correspondente no lado esquerdo da cara. Para o trânsito desses animas da propriedade para outro local será exigida a comprovação da vacina contra brucelose das

Relacionados