VESTÍGIOS DE MANIPULAÇÃO E PERSUASÃO NA EDIÇÃO DA MATÉRIA DO PROGRAMA “FANTÁSTICO” NA ENTREVISTA COM A CANTORA AMERICANA LADY GAGA

3954 palavras 16 páginas
VESTÍGIOS DE MANIPULAÇÃO E PERSUASÃO NA EDIÇÃO DA MATÉRIA DO PROGRAMA “FANTÁSTICO” NA ENTREVISTA COM A CANTORA AMERICANA LADY GAGA

Marcelo Santos
Sarah Bertolino

RESUMO: Este trabalho tem como propósito apresentar fatos que demonstram a manipulação dos telejornais exercida com a vinda da cantora americana Lady Gaga ao Brasil e seus shows e, principalmente, da matéria feita pelo programa Fantástico, exibida no dia 4 de novembro de 2012 na Rede Globo de Televisão.
PALAVRAS-CHAVES: manipulação; Rede Globo; Lady Gaga
ABSTRACT: This work has the purpose to present facts that show the manipulation of the newspaper about the coming from the American pop singer Lady Gaga to Brazil and her shows, and mainly the interview made by the TV Show “Fantástico”, exhibited in 2012 November 4th at Rede Globo.

KEYWORDS: manipulation, RedeGlobo; Lady Gaga

1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma análise sobre a manipulação e persuasão da informação apartir de uma matéria exibida no programa televisivo: “Fantástico” da Rede Globo de Televisão, no dia 4 de novembro de 2012. Este artigo procura identificar e apontar vestígios de manipulação na edição da matéria feita pelo Programa Fantástico em entrevista realizada com a cantora americana Lady Gaga.
A ideia por detrás desse trabalho também é mostrar que, mesmo numa matéria sem muita importância e significado para a maioria das pessoas, existe uma segunda intenção do meio que a está veiculando. Atrair audiência com polêmicas e fatos retorcidos, repassar uma imagem negativa do artista, exibição de momentos de “estrelismo” e bastidores constrangedores, todos esses aspectos e padrões veiculados na vinda de uma artista número 1 ao Brasil, faz com que a mídia use de manipulação sobre os fatos. Mas, com que propósito? Qual o sentido de tudo isso e a quem se destinam os fatos manipulados? A mídia mais uma vez demonstra que nem tudo é o que parece ser.
Mas o que torna a manipulação um fato essencial e

Relacionados