Vestibanet2ano

3579 palavras 15 páginas
MÓDULO 2
O ILUMINISMO
Na imprensa atual, ouve-se muito sobre neoliberalismo. Ele tem raízes no movimento iluminista. O iluminismo defendia a liberdade individual dentro da sociedade, na política, na economia, na religião. E essa idéia vai pegar, até pelos lados da América... O liberalismo é contra o absolutismo?
Nos séculos XVII e XVIII, o capitalismo foi se desenvolvendo rapidamente em alguns países da Europa. O desenvolvimento das técnicas de produção levou a um grande desenvolvimento das ciências naturais. Para se expandir a produção, era necessário conhecer-se as propriedades da matéria. Verificou-se, então, um desenvolvimento considerável de ciências, como a mecânica, a física e a química. Os filósofos e cientistas desse período acreditavam que a utilidade da ciência e da filosofia era dar ao homem o conhecimento e o domínio da natureza e da sociedade.
É a este movimento de renovação intelectual (razão – ciência) que damos o nome de Iluminismo.
O Iluminismo:
Tinha como base o desenvolvimento do comércio e do individualismo burguês
Valores: igualdade, tolerância religiosa ou filosófica, liberdade e propriedade.
Combatia o absolutismo monárquico, o mercantilismo e o poderio da Igreja.
Fez surgir uma nova concepção de Deus e de sociedade.
Colocou a razão humana como guia do conhecimento e ação do homem: o uso da razão humana era considerado como a forma autêntica para a compreensão da natureza e da sociedade. O conhecimento e o domínio da natureza eram condições básicas da liberdade humana.
Principais representantes do movimento iluminista: precursores: Descartes, Newton e Locke
Pensadores: Montesquieu, Voltaire,Rousseau, Kant, Diderot e d’Alambert

Pensando: por que chamamos este movimento de iluminismo?
Resposta: Pois acreditavam que a razão humana, a racionalidade seria a luz que iluminaria o mundo das trevas, que era como chamavam a Idade Média. A ignorância não teria mais lugar neste mundo, pois razão explicaria tudo (compreender o mundo).
Venceu em mais

Relacionados