Verticalização no cato´le cg

1749 palavras 7 páginas
O processo de verticalização no bairro do catoléO Processo de verticalização do Bairro do Catolé: zona Sul de Campina Grande (PB)

Walber Eduardo Morais do Nascimento *

Resumo

Este artigo tem como principal função analisar o processo de verticalização que passa o bairro do Catolé nas últimas décadas, bairro esse que se localiza na zona Sul da cidade de Campina Grande – PB. Fazendo uma descrição dos fatores que favoreceram para esse processo acontecer de forma tão intensa neste bairro. A questão levantada refere-se a identifica uma resposta sobre os fatores que propiciaram o crescente número de prédios a se instalarem no bairro do Catolé. Apontando que atrativos levaram essas empresas a ocupar esse espaço, de modo aos preços dos terrenos nesse bairro subirem vertiginosamente nos últimos anos.
Palavras-chave: Catolé, verticalização, Campina Grande.

1. Introdução

Nesse artigo, nosso objetivo e analisar as causas que propiciaram a um crescente número de prédios a se instalarem no bairro do Catolé. Como também a atuação de diversos agentes sociais produtores do espaço, que no referido bairro tiveram e ainda hoje tem forte influência de tais agentes. Foram também feitos breves relatos com objetivo frisar na historia da verticalização no Brasil e passando pela cidade de Campina Grande, e adentrando posteriormente na historia do bairro do Catolé, fazendo uma breve ponte do seu inicio de povoamento aos dias atuais.

*Aluno do curso de Licenciatura Plena em Geografia UEPB, 2012.
A forma de abordagem desta pesquisa é qualitativa, tendo por objetivo identificar os fatores que contribuem para o fenômeno verticalização no bairro do Catolé. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados para uma melhor obtenção dos resultados podemos ter como exemplo as pesquisas bibliográficas, pesquisa experimental e um levantamento sobre a área a pesquisada (Bairro do Catolé).

2. O processo de verticalização no Brasil e em Campina Grande – PB

Segundo Vaz citado

Relacionados