Versalhes

Páginas: 15 (3656 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2015
ISABELLE PINHEIRO MARTINS – Nº 14 2ºL
DESIGN DE INTERIORES







PALÁCIO DE VERSALHES














ETEC “GETÚLIO VARGAS”
SÃO PAULO
SETEMBRO DE 2010
SUMÁRIO


























INTRODUÇÃO

O Palácio de Versalhes ou Château de Versailles localiza-se na França na cidade de Versailles, o palácio esta na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial há 30 anos, e é uma das conquistas maisbonitas do século XVIII da arte francesa. O Rei Luís XIV transformou e expandiu-o, movendo o tribunal e o governo da França para Versailles em 1682. Cada um dos três reis franceses, que viveu lá até a Revolução Francesa adicionou melhorias para torná-lo mais bonito.
No início, era apenas um humilde alojamento de caça construído por Louis XIII. Mas Luís XIV escolheu o local para construir o palácio quehoje conhecemos o símbolo do absolutismo real e a personificação da arte clássica francesa.
O Palácio perdeu a sua posição como a sede oficial do poder, em 1789, mas adquiriu um novo papel no século XIX como o Museu da História da França, que foi fundada a mando de Louis-Philippe, que subiu ao trono em 1830. O arquiteto responsável pela construção do Palácio foi o Louis Le Vau os jardins e tambémas esculturas foram projetadas pelo paisagista André Le Nôtre junto com o Jean-Baptiste Colbert.











Louis XIV (1638-1715)
Louis XIV foi marcado pela imagem de um monarca absoluto. Ele foi coroado rei com 5 anos de idade. Ele casou-se com sua prima Maria Teresa da Áustria e depois teve um casamento secreto com Madame de Maintenon.
Era desejo de Louis XIV criar um centro para a CorteReal. Em 1669 o arquiteto Louis Le Vau o arquiteto/paisagista, André Le Nôtre e do pintor e decorador Charles Le Brun começaram uma renovação no Palácio muito detalhada. A construção e expansão de Versalhes tornaram-se sinônimo do absolutismo de Louis XIV. Houve quatro campanhas, ou melhor, dizendo quatro obras de construção distintas, todas elas correspondendo a Guerra de Louis XIV.
A primeira Obrafoi, adaptar o palácio para acomodar 600 Hóspedes convidados para a festa que aconteceria nele em 1664.
A segunda obra o palácio começou a assumir muita da sua aparência de hoje. A modificação mais importante foi o projetado por Le Vau no pavilhão de caça de Luís XIII. O primeiro andar foi elaborado para o Rei e a Rainha cada um com seus apartamentos em cada extremidade do palácio. A regiãooeste foi feita para ser um terraço, que foi destruído mais tarde, para elaborar naquela região a Galeria dos Espelhos. No piso térreo ficavam os apartamentos de banhos, e no mesmo andar só que em outra extremidade, ficavam os apartamentos da família da rainha. No piso superior ficavam os apartamentos privados do rei e da rainha. A localização do apartamento do rei ficava ao norte e da rainha nosul.
Todos os apartamentos do palácio foram projetados pra terem as mesmas dimensões, que coloca em questão a similaridade. Cada uma das salas dos apartamentos eram dedicadas a um dos "Corpos Celestes", personificados pelas divindades Greco-Romanas. A decoração das salas, a qual foi conduzida sob o projeto de Charles Le Brun, descrevia as “ações heróicas do Rei” e eram representadas em formaalegórica pelas ações de figuras históricas do passado.
A terceira obra foi instalar oficialmente a Corte em Versailles como símbolo da nova proeminência da França como uma Superpotência européia, em Maio de 1682. As construções e reformas do Palácio cada vez mais foram se aproximando do que ela é atualmente.
A quarta obra concentrou-se na construção da Capela Real, desenhada por Mansart e finalizadapor Robert de Cotte e a sua equipa de criadores de decoração. Também ocorreram modificações em alguns apartamentos e nos salões. A partir daí não houve modificações, até o Reinado de Louis XV.
Durante os primeiros vinte anos do reinado de Luís XIV, a fabricação de móveis na França ainda recebia as influências italianas e flamengas. Mas a partir de 1660, foi surgindo um estilo de mobiliário com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • versalhes
  • Versalhes
  • Tratado de versalhes
  • Tratado De Versalhes
  • O tratado de versalhes
  • Tratado de versalhes
  • Tratado de Versalhes
  • Tratado de Versalhes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!