Verosímel

Páginas: 13 (3214 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014

Ano letivo 2012/2013


FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO












Recensão Crítica
O Verosímil na "Poética"1 de Aristóteles e na "Introdução ao verosímil"2 de Todorov.










Unidade Curricular: Metodologia dos Estudos Literários Portugueses
Docente: Joana Matos Frias
Aluno: José Pedro Santos Leitão Pereira (Línguas, Literaturas e Culturas -Português/Inglês)
O verosímil na "Poética" de Aristóteles

Síntese e reconstiuição dos argumentos


Na sua obra, Aristóteles utiliza o termo da verosimilhança em vários aspetos, sendo ela imprescindível a toda a arte. Pode-se dizer que foi a primeira reflexão escrita acerca da ficção. Ao empregar este termo, Arisóteles dá uma espécie de resposta a Platão, seu mestre, o qual n’ "A República"fez o primeiro estudo da poética e afirmou que a poesia efetivamente deve ligar-se à lógica (verdade), ou seja, ao que aconteceu e nunca a factos impossíveis e verosímeis. Então, a resposta de Aristóteles foi bastante simples, dizendo que o Homem aprecia o verosímil e que lhe dá muito mais prazer a verosimilhança do que a verdade em si só. Em suma, Aristóteles defende a imitação, a arte verosímil eo Homem no princípio do prazer em constestação a Platão, que repudiava a imitação, defendia a arte racional e o Homem no princípio da realidade.
Aristóteles começa por dizer que o poeta não tem como função contar o que aconteceu mas sim contar aquilo que poderia acontecer, ou seja, o que é possível segundo o fundamento da necessidade e da verosimilhança. Argumenta assim esta ideia com o exemplodos poetas e dos historiadores : eles não se distinguem pela forma de escrever, ou seja, um em verso e outro em prosa. Distinguem-se porque um relata o que poderia acontecer e o outro o que aconteceu. Desta forma, tira a conclusão de que «a poesia é mais filosófia e tem um caráter mais universal do que a história».3 O Universal procura dizer o falar de acordo com a necessidade e a verosimilhança,e é isto mesmo o que a poesia tenta representar. O Particular, por outro lado, é o relato de acontecimentos verídicos, que é o que a História procura representar.
Em relação aos géneros, Aristóteles explicou a verosimilhança presente na comédia e na tragédia. Na comédia, o enredo é estruturado segundo o princípio da verosimilhança e só depois, ao acaso, é que os poetas dão os nomes àspersonagens. Na tragédia, contrariamente à comédia, os poetas utilizam nomes reais, uma vez que é mais fácil acreditarmos em algo que seja feito por entidades conhecidas. Apesar disto, há várias tragédias onde apenas são conhecidos um ou dois dos nomes, ou mesmo nenhum em alguns caso, mas não é por isso que agradam menos. Deste modo, não é propriamente necessário utilizar histórias tradicionais paraconstruir as tragédias. Isto porque estas histórias podem ser conhecidas, mas não por toda a gente, e mesmo assim são agradáveis a todos. O resultado de tudo isto é o seguinte : «o poeta deve ser um construtor de enredos mais do que de versos».4 O poeta pode escrever sobre factos reais e não é menos poeta por isso, uma vez que existem vários factos que aconteceram e são possíveis e verosímeis.
Outrogrande elemento presente na poesia são as figuras de estilo, e Aristóteles dá um grande valor à metáfora, a qual é usada num sentido mais amplo que na atualidade, engloba ,para além do sentido atual, a sinédoque e a metonímia. Através da metáfora é possível tornar equivalentes os termos não equivalentes, sendo desta forma uma mais valia para a construção de enredos verosímeis.
Tambémrelacionada com a verosimilhança está a unidade. As obras devem ser unas, ou seja, devem valer por si mesmas e devem fazer sentido desde o início até ao fim, tal como um corpo humano tem cabeça, tronco e membros. Em relação aos enredos simples, Aristóteles diz que de entre eles, as ações episódicas são as piores. Enredos episódicos são aqueles «em que os episódios se desenrolam uns após os outros sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!