Verminoe

456 palavras 2 páginas
Trabalho de Ciências

-Verminoses

Nome: Pedro Alisson S. de Sousa

Serie: 8° ano N°: 21

Turno: Manhã

Professor: Marcos Santos

E. E. Monteiro Lobato

Teníase

A teníase é uma infecção intestinal ocasionada principalmente por dois grandes parasitos hermafroditas da classe dos cestódeos da família Taenidae, conhecidos como Taenia solium e Taenia saginata. As tênias também são chamadas de solitárias, porque, na maioria dos casos, o portador traz apenas um verme adulto. São altamente competitivas pelo seu habitat e, sendo seres monóicos com estruturas fisiológicas para autofecundação, não necessitam de parceiros para a cópula e postura de ovos. Responsáveis pelo complexo teníase-cisticercose que se constitui de uma série de alterações patológicas, trazem no seu conjunto um sério problema de saúde pública, principalmente nos países pobres, onde pode não existir higiene básica além de problemas socio-culturais.

Oxiurose

A oxiurose, ou enterobiose, é causada pelo helminto vermicularis. Os oxiúros são pequenos, de distribuição ampla, e ocorrem mesmo empopulações onde o saneamento básico é satisfatório. Este animal parasita o intestino humano, conferindo prurido (coceira) na região anal, (seu sintoma mais característico), que ocorre em razão da migração das fêmeas à região anal para postura dos ovos. Irritabilidade, diarréia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais são os outros sintomas. Lesões na mucosa, dermatite e infecções secundárias podem aparecer na região anal. No caso de pessoas do sexo feminino, estas podem ter vaginites, em face da proximidade da vagina com o ânus. Em casos mais graves, os vermes podem se deslocar até as trompas e bloqueá-las, que pode provocar a esterilidade.

Esquistossomose

[pic]

A esquistossomose ou bilharzíase é uma doença crônica causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de

Relacionados

  • Verminoses no Brasil
    1358 palavras | 6 páginas