vermes

Páginas: 8 (1880 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Trabalho
de
Ciências




Esquistossomose:
*Verme causador da doença: Esquistossoma
*Nome científico do verme: Schistosoma Mansoni
*Filo a que pertence o verme: Filo dos Platelmintos

*Forma de contaminação da doença:
Os ovos eliminados pela urina e fezes dos homens contaminados evoluem para larvas na água, estas se alojam e desenvolvem em caramujos. Estes últimos liberam a larvaadulta, que ao permanecer na água contaminam o homem. No sistema nervoso humano os parasitas se desenvolvem até atingir de 1 a 2 cm de comprimento, se reproduzem e eliminam ovos. O desenvolvimento do parasita no homem leva aproximadamente 6 semanas( período de incubação), quando atinge a forma adulta e reprodutora já no seu habitat final, o sistema nervoso. A liberação de ovos pelo homem podepermanecer por muitos anos.

*Sintomas da doença:
Os sintomas mais comuns da esquistossomose são: diarreia, febres, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento de volume do fígado e hemorragias que causam vômitos e fezes endurecidos.


*Tratamento da doença:
Essa infecção é geralmente tratada com a droga praziquantel. Se a infecção for graveou envolver o cérebro, podem ser administrados corticosteroides.

*Profilaxia (prevenção):
.Evite nadar ou banhar-se em água contaminada ou potencialmente contaminada.
.Saneamento básico.
.Combate aos caramujos.
.O uso de roupas adequadas ao entrar em contato com água suspeita de estar infectada.





Teníase:
*Verme causador da doença: Tênia (solitária)
*Nome científico doverme: Taenia solium e Taenia saginata.
*Filo a que pertence o verme: Filo dos Platelmintos

*Forma de contaminação da doença:
No ciclo da teníase, o ser humano é o hospedeiro definitivo e suínos e bovinos são considerados hospedeiros intermediários. No hospedeiro definitivo, o animal adulto fica fixado às paredes intestinais e se autofecunda. Cada proglótide fecundada, sendo eliminada pelasfezes, elimina ovos no ambiente. Esses podem contaminar a água e alimentos, gerando grande possibilidade de serem ingeridos por um dos hospedeiros.

*Sintomas da doença:
A infestação por tênia provoca sintomas relativamente brandos no hospedeiro, como diarreias, prisão de ventre, insônia e irritabilidade. A pessoa atacada pela verminose é geralmente magra, pois o parasita compete com ela peloalimento ingerido. Além disso, frequentemente ocorre anemia, acompanhada de indisposição e cansaço, provocados por substâncias tóxicas liberadas pelo verme.


*Tratamento:
Consiste, principalmente, na aplicação de dose única (2g) de niclosamida. Podem ser usadas outras drogas alternativas, como diclorofeno, mebendazol, etc. Substâncias laxantes são pouco eficazes contra as tênias,principalmente no caso da Taenia solium. A fixação do escólex no intestino é tão eficiente que, muitas vezes, apesar de o verme ser eliminado quase por inteiro, essa estrutura se mantém e origina novas proglótides. Atualmente existem tratamentos eficazes para eliminar os vermes do intestino.

*Profilaxia (prevenção):
.Impedir que os ovos de tênias sejam ingeridos por animais como porcos e vacas, ou quecontaminem rios e lagos, no caso de tênias-de-peixe, para isso é preciso construir instalações sanitárias adequadas, com fossas sépticas ou sistemas de esgotos;
.Evitar comer carne crua ou malcozida, principalmente quando não se conhece a procedência desses alimentos. O cozimento mata a tênia dentro do cisticerco.
.Saneamento básico, fiscalização, cozimento prolongado, higienização.Cisticercose:
*Verme causador da doença: Tênia
*Nome científico do verme: Taenia solium
*Filo a que pertence o verme: Filo dos Pletelmintos

*Forma de contaminação da doença:
Ao ingerir diretamente os ovos da tênia, por meio de alimentos, água ou mão contaminados pelas fezes de portadores da cisticercose, estes ovos se direcionam ao estômago e liberam embriões que, por sua vez, penetram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • uma verme
  • Vermes
  • Vermes
  • Vermes
  • Vermes
  • Vermes
  • Vermes
  • Vermes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!