Verifica O Da Calibra O Pipetas Volum Tricasdocx

714 palavras 3 páginas
Universidade Estadual de santa Cruz – UESC
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET
Disciplina: Química Analítica Quantitativa
Professor: Ivon Pinheiro Lôbo

Verificação da calibração de vidrarias volumétricas

1. Introdução

As buretas, assim como as pipetas graduadas, são utilizadas para transferir volumes variáveis de líquidos até sua capacidade máxima. As buretas, contudo permitem leituras de volumes com precisão substancialmente maior do que as pipetas graduadas. A vazão de uma bureta é controlada por uma torneira, que pode ser confeccionada em vidro ou, preferencialmente em teflon por dispensarem lubrificação. As buretas são confeccionadas para trabalhar na posição vertical, em suportes apropriados e são muito empregadas em titulações volumétricas, sendo as mais empregadas as de volumes de 10, 25 e 50 mL, havendo também buretas com capacidade menor para trabalhos em escala semi-micro.
Quando se deseja realizar a transferência de volumes fixos com precisão, deve-se avaliar a possibilidade do uso de pipetas volumétricas. Estas são muito empregadas em análises químicas, na transferência de alíquotas de amostras ou no preparo de soluções através da transferência de volumes de uma solução estoque.
Por serem requeridas em trabalhos onde se necessita de precisão, as buretas e as pipetas devem ter periodicamente as suas calibrações verificadas. A avaliação da calibração de vidrarias pode ser realizada com base na medida da massa dos volumes escoados ou contidos. A massa medida é convertida em volume conforme a fórmula:

Onde: V é o volume em mL; m é a massa em gramas do volume medido; d é a densidade (g/mL) do líquido utilizado nas medidas.

Comumente, a água destilada é empregada para realização dos testes de avaliação da calibração de vidrarias volumétricas. A densidade varia com a temperatura, portanto deve-se realizar correção para a temperatura padrão de 20° C.1

2. Objetivo

Avaliar a calibração de vidrarias volumétricas através da

Relacionados