Veredas: “o oásis das minas gerais"

Páginas: 4 (859 palavras) Publicado: 23 de junho de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

AS VEREDAS:
No Estado de Minas Gerais, a Lei nº 9.682 de 1988, trata este ecossistema como Área de PreservaçãoPermanente e de Interesse Comum; O Artigo 1º, SS1º do referido Diploma Legal, o classifica como: “Formações fitoecológicas, caracterizadas pela presença dos buritis (Mauritia sp.) ou outras formas devegetação típicas, em áreas de exsudação do lençol freático, que contenham nascentes ou cabeceiras de cursos d'água, de rede de drenagem, onde há ocorrência de solos hidromórficos”. São, portanto vales de chãoargiloso ou turfo-argiloso, onde aflora a água absorvida. Nas veredas, há sempre a palmeira buriti, pois a germinação de suas sementes é facilitada neste ambiente particular. De longe, a genteavista estas árvores, e já sabe: lá se encontra água. “A vereda é um oásis, sendo férteis, onde a água brota em meio à aridez do cerrado, por entre as chapadas. Cheias de animais e de pássaros”. Assimdescreveu João Guimarães Rosa, em seu clássico Romance “Grande Sertão Veredas”.
Do masculino Veredus, significa, no latim, cavalo de posta: O cavalo que permitia aos mensageiros o transporte dascartas e avisos. O estreito caminho que era percorrido passou a ser chamado também de Veredus, e mais tarde, a paisagem cortada pelos caminhos ficou conhecida como Vereda.[pic] Nesta foto, temos o citado ambiente, situado na Sub- bacia do Rio Paraopeba, Fazenda São João, Zona Rural de Sete lagoas,coordenadas geográficas S19º29’32.9’ W044º21’35.0”, onde a imponência dos buritis, surpreende quem vê a vereda pela primeira vez.
As Populações
Foi possível observar no local, a presença de Populações devárias espécies de aves como maritacas; Canários; Tucanos e Papagaios, que além de se alimentarem dos frutos das Palmeiras, utilizam de suas altas copas e troncos para formarem seus ninhos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grande Sertão: Veredas, “lugar de memória” e ponte para a história de uma Minas Gerais esquecida
  • Minas Gerais
  • Minas gerais
  • Minas gerais
  • Minas gerais
  • Minas gerais
  • Minas Gerais
  • Minas Gerais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!