Verbos Regulares e Irregulares2

951 palavras 4 páginas
Verbos Regulares e Irregulares
Os verbos regulares e irregulares são as duas flexões de verbos pautadas nas formas de conjugação as quais pertencem. Assim, importante destacar que os verbos são divididos em 3 tipos de conjugação de acordo com o término da palavras, ou seja, os verbos das primeira conjugação são terminados em – ar, os da segunda são terminados em – er e os da terceira em – ir.
Feita essa consideração, os verbos regulares são aqueles que seguem o modelo de conjugação, caracterizados por conjugações invariáveis, ou seja, não alteram seu radical e suas desinências, uma vez que, nesses casos, seguem o paradigma; enquanto que os verbos irregulares não seguem esse modelo, alterando, dessa forma, seus radicais e suas desinências.
Desinências Verbais
As desinências verbais são morfemas que indicam nas conjugações verbais, o modo (Indicativo ou Subjuntivo), o tempo (presente, passado, futuro), o número (singular ou plural) e a pessoa (o sujeito da ação marcado pelos pronomes pessoais do caso reto: eu, tu, ele, nós, vós, eles). Em outras palavras, as desinências são terminações dos verbos por meio de suas flexões. Dessa forma, as desinências são classificadas em:
Desinência modo temporal: Esse tipo de morfema indica o modo e o tempo em que a ação ocorre, por exemplo: "canta-vas" (desinência que indica o pretérito imperfeito do modo indicativo)
Desinência número pessoal: Essas desinências indicam o número e a pessoa do verbo, por exemplo: "cant-o" (desinência que indica o verbo na primeira pessoa do singular “eu”)
Exemplos de Verbos Regulares e Irregulares
Para exemplificar, segue abaixo as três conjugação dos verbos regulares e irregulares no modo indicativo, ou seja, terminados em –ar (primeira conjugação) “cantar” (regular) e “dar” (irregular); terminados em –er (segunda conjugação) “comer” (regular) e “fazer” (irregular); e, por fim, os terminados em –ir (terceira conjugação) “partir” (regular) e “ir” (irregular).
Conjugação dos Verbos Regulares
Modo

Relacionados