venêzinha

446 palavras 2 páginas
Características Gerais
A Venezuela (República Bolivariana da Venezuela), está na América do Sul. Faz fronteira ao leste com a Guiana, a oeste com a Colômbia e ao sul com o Brasil. É banhada pelo Mar do Caribe ao norte e pelo Oceano Atlântico ao leste. Sua Capital é Caracas. A língua oficial é espanhol. A moeda oficial é o Bolívar Venezuelano. O clima é tropical. A religião predominante é o catolicismo. O presidente é Hugo Chávez, no governo desde 1999.

Indicadores Sociais
A expectativa de vida na Venezuela é de 73,4 anos (74º no mundo). A taxa de alfabetização é de 93% (73º no mundo). Em cada mil crianças que nascem, 17 morrem (112º no mundo). Concluímos então que o IDH da Venezuela é considerado elevado.

Geografia A Venezuela está dividida em 23 estados, um distrito capital e em uma parte formada por 72 ilhas, chamada de Dependências Federais. Os estados venezuelanos se dividem em nove regiões, são elas: Andes (Méjida, Trujillo e Barinas), Capital (Distrito Capital, Miranda e Vargas), Central (Aragua, Cojedes e Carabobo), Centro-oeste (Falcón, Yaracuy, Lara e Portuguesa), Guayana (Bolívar, Amacuro, Delta e Amazonas), Insular (Nueva Esparta e Dependências Federais), Nordeste (Sucre, Anzoátegui e Monagas), Llanos (Apure e Guárico), Zuliana (Zulia), e Sudoeste (Táchira e o município Paez, que fica em Apure).

Política No Brasil, sabemos que existem três poderes: o executivo, que tem como objetivo executar as leis e está nas mão do presidente, o legislativo, que cria as leis e é governado pela Câmara dos Deputados, e o judiciário, que julga os letígios e o STF (Supremo Tribunal Federal) o governa. Na Venezuela, o executivo também é controlado pelo presidente, o legislativo é comandado pela ANV (Assembléia Nacional da Venezuela), e o judiciário é governado pelo TSJ (Tribunal Supremo de Justiça). A maior diferença entre Brasil e Venezuela é o fato deles terem dois poderes a mais. O cidadão tem como objetivo expressar com maior força a

Relacionados