venus

Páginas: 2 (345 palavras) Publicado: 31 de janeiro de 2015
A Tempestade
Estado de espírito dos navegadores ao longo do texto – aflição, medo, coragem.
Surgimento da tempestade e sua descrição.
Da tranquilidade passa-se àtempestade (est. 70-71).
Descrição:
o grande variedade de adjectivos, por vezes no superlativo absoluto sintético: “cruel… fortíssima… altíssimos… gritos vãos… furibundo… noite negra e feia… furiosaságuas… Relampagos fulminantes… vento bravo as fúrias indinadas!”
o sugestão de rápido movimento ascendente e descendente das ondas: “Agora sobre as nuvens os subiam/As ondas de Neptunofuribundo;/Agora a ver parece que deciam/As íntimas entranhas do Profundo.”
o visualismo: “A noite negra e feia se alumia/C’os raios em que o Pólo todo ardia!”
o hipérboles: “Noto, Austro, Bóreas, Áquiloqueriam/Arruinar a máquina do Mundo;/A noite negra e feia se alumia/C’os raios em que o Pólo todo ardia!” (est. 76); “Fugindo à tempestade e ventos duros,/Que nem no fundo os deixa estar seguros.” (est. 77)
odescrição hiperbolizante da fúria e das consequências da tempestade: “Nunca tão vivos raios fabricou… Os dous que em gente as pedras converteram” (est. 78), “Quantos montes, então, que derribaram…Tanto os mares, que em cima as revolvessem.” (est. 79), “Assi dizendo, os ventos, que lutavam… Consigo os elementos terem guerra.” (est.84)
o reacção dos navegadores – tentar, por todos os meios salvaras naus e atingirem o objectivo proposto: a Índia.
o em que consiste a súplica do capitão e o que lhe sucede posteriormente – Vasco da Gama suplica a protecção divina alegando: a omnipotência divinajá várias vezes posta à prova; o facto de a viagem ser um serviço prestado ao próprio Deus; o facto de ser preferível uma morte heróica e conhecida em África, a combater a fé cristã a um naufrágioali, sem memórias.
Usa uma linguagem apelativa, fática, carregada de adjectivos.
o desfecho dos acontecimentos: os portugueses conseguem salvar-se.
o existência ou não de um herói e suas razões:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VENUS
  • venus
  • Vénus
  • VENUS
  • Vénus
  • O nascimento de vênus
  • Venus Bio
  • Venus Escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!